Governo de SP estuda nova pista na Rodovia dos Imigrantes com megatúnel de 6 km
O Governo do Estado de São Paulo iniciou, em janeiro deste ano, os estudos para a implantação de uma nova pista na Rodovia dos Imigrantes, como parte de um plano para ampliar a capacidade do sistema Anchieta-Imigrantes, atualmente saturado, especialmente nos períodos de pico e feriados.
Segundo comunicado oficial, o projeto está sendo desenvolvido pela concessionária Ecovias, responsável pela administração do trecho.
O Via Trolebus teve acesso ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da nova via e apresenta, a seguir, os principais pontos da proposta:
A nova estrutura será implantada no trecho de serra, com uma extensão total de 21,5 quilômetros, dos quais 17 quilômetros (cerca de 80%) serão em túneis, e os outros 4 quilômetros em viadutos. Um dos túneis terá aproximadamente 6 quilômetros de extensão, o que fará dele o maior do tipo em todo o Brasil.
As obras deverão ser executadas ao longo de 60 meses (cinco anos).
Os acessos aos pontos de escavação dos túneis, conhecidos como “emboques”, ocorrerão pela Estrada de Serviço da Rodovia dos Imigrantes ou por meio de galerias subterrâneas que serão construídas para permitir o acesso sem a necessidade de desmatamento de áreas sensíveis.
A nova pista será composta por duas faixas de rolamento e um acostamento, com a possibilidade de este último ser convertido em faixa de tráfego conforme a demanda operacional.
O investimento previsto para a obra é de aproximadamente R$ 6,5 bilhões.
Trajeto: A estrutura terá início no quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), o que permitirá o acesso pelo Rodoanel Mário Covas (SP-021). Na Baixada, a conexão será no quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão:

Atualmente, a Ecovias trabalha na elaboração do projeto funcional. Em seguida, serão desenvolvidos os projetos básico e executivo, que definirão as diretrizes construtivas, o detalhamento técnico das estruturas e o custo final da intervenção. Em paralelo, segue o processo de licenciamento ambiental, que deve ser concluído até o primeiro semestre de 2026.