Nova Linha 22 do Metrô (SP-Cotia) tem licitação lançada

Fonte: Metrô de SP

Metrô de SP lança licitação para estudos da futura Linha 22-Marrom

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) publicou nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial do Estado o aviso de abertura de uma nova licitação voltada ao avanço do projeto da futura Linha 22-Marrom. O certame prevê a contratação de serviços técnicos especializados de engenharia para a realização de investigações geotécnicas, sondagens, mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas remanescentes.

As atividades contratadas têm como finalidade subsidiar o anteprojeto de engenharia da linha, que deve ligar os municípios de Cotia e São Paulo, integrando o sistema metroferroviário da capital paulista.

O edital da Licitação Eletrônica nº 10021516 estará disponível a partir do dia 26 de junho de 2025 nos sites www.compras.gov.br, www.doe.sp.gov.br e www.metro.sp.gov.br. A sessão pública de processamento da licitação está marcada para o dia 12 de agosto de 2025, às 9h, por meio da plataforma ComprasGov.

Metrô de São Paulo

Linha “diferente”

O Metrô de São Paulo estuda operar a futura Linha 22-Marrom com trens de menor porte, em comparação aos usados em outras linhas da capital.

A proposta foi apresentada durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, evento organizado pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô). Na ocasião, representantes do Metrô compartilharam detalhes do anteprojeto de engenharia, destacando que o desenho atual ainda pode ser ajustado conforme avançam os estudos técnicos.

Segundo Luiz Antonio Cortez Ferreira, gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô, a ideia é utilizar composições com cinco carros — ao invés de seis, como em outras linhas — para equilibrar a demanda projetada e reduzir os custos da implantação. Os trens também poderão ser mais estreitos, com 2,65 metros de largura, diferente dos modelos das Linhas 1, 2 e 3 (3,147 mm) e das Linhas 4 e 5 (2,8 metros). A bitola escolhida será a padrão internacional, de 1.435 mm, mesma utilizada nas Linhas 4, 5 e 6.

A frota estimada é de 47 composições, com bancos posicionados voltados para o corredor e encostados nas laterais. Cada trem poderá transportar pouco mais de 1.200 passageiros, com uma capacidade total de até 45.864 usuários por hora em cada sentido nos horários de pico. Para efeito de comparação, a Linha 15-Prata do monotrilho tem capacidade de até 48 mil passageiros por hora/sentido.

O intervalo entre trens no horário de pico poderá ser de 100 segundos. A previsão é que a Linha 22-Marrom atenda cerca de 678 mil passageiros por dia.

O trajeto terá início na região de Sumaré, na capital paulista, com conexão à Linha 2-Verde. O percurso deverá seguir os eixos da Rua Cardeal Arcoverde e da Rodovia Raposo Tavares, passando por locais estratégicos como o Largo da Batata, a Universidade de São Paulo (USP), áreas de Osasco e finalizando na cidade de Cotia.

 

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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