Metrô de SP está revitalizando as “mascaras”dos trens

Antes e depois do H56

Metrô de SP revitaliza máscaras das frotas de trens; Via Trolebus acompanha trabalho em Itaquera

Um trem do Metrô pode operar durante muitas horas do dia, levando em conta que a operação ocorre das 4h40 até a meia noite, e em alguns casos, sofrem o efeito natural do desgaste em condições naturais, como ventos e chuvas.

O Metrô de São Paulo está realizando a revitalização das máscaras frontais de todas as suas frotas de trens. O Via Trolebus acompanhou de perto o processo de recuperação da “cara do trem”, no Pátio Itaquera.

Nos últimos 12 meses, de acordo com a operadora, 31 máscaras foram revitalizadas: 15 na Linha 1-Azul, 3 na Linha 2-Verde, 12 na Linha 3-Vermelha e 1 na Linha 15-Prata.

Frota G antes da pintura – Foto: Metrô de São Paulo
Frota G reformado – Foto: Metrô de São Paulo

Assim que o trem é escalado para a repaginação, ele é deslocado para o pátio correspondente. O site registrou esse momento com o trem da Frota K, o K16. Os dois carros de cabeceira são direcionados ao serviço de revitalização, enquanto os demais carros passam por manutenções programadas em outros setores.

Trem do monotrilho depois do trabalho de pintura – Foto: Metrô de São Paulo

“Primeiro é feita uma avaliação para definir quais máscaras vão passar pelo processo. A gente identifica se há reparos de fibra ou eventuais trincas que precisam ser tratadas antes da pintura. Depois, iniciamos o processo de lixamento e, em seguida, a fase de pintura”, explica Renato Pereira e Faro Souza, encarregado de manutenção industrial (Pintura).

Frota K sendo pintado – Foto: Renato Lobo

A pintura é feita em etapas, com cada cor aplicada separadamente. Todas as máscaras recebem a cor azul, cor institucional do Metrô, além de cinza e branco. Cada frota tem um formato de máscara distinto. Um exemplo é a Frota H, que possui formato mais arredondado.

“A Frota H é mais complicada porque possui muitas faixas. O trabalho que fazemos é bem artesanal. As máscaras, quando sofrem avarias, nunca vêm do mesmo jeito, o que representa um desafio para a equipe”, destaca Renato.

Trem H56 antes da reforma da máscara – Foto: Metrô de São Paulo
Frota H já repaginado – Foto: Renato Lobo
Trem H56 passando pela pintura – Foto: Metrô de São Paulo

Além disso, todos os faróis são cristalizados, alem de limpezas dos engates dos trens.

A revitalização ocorre de forma gradual, respeitando a disponibilidade operacional de cada trem. Em alguns casos, são feitos reparos provisórios para manter os trens em circulação, com a manutenção definitiva programada para o momento mais adequado.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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