Metrô adia licitação da Linha 19-Celeste

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Metrô adia sessões de entrega de propostas para obras da Linha 19-Celeste

O Metrô de São Paulo adiou as datas das sessões públicas de recebimento de propostas para a execução das obras civis da Linha 19-Celeste, que vai ligar a região central da capital ao município de Guarulhos, na Grande São Paulo.

A nova linha será construída em três frentes de trabalho simultâneas, com o uso de três tatuzões, cada um responsável por um trecho específico do traçado, conforme os lotes da licitação em andamento.

De acordo com a companhia, as novas datas para as sessões de licitação eletrônica foram definidas da seguinte forma:

  • Lote 01 (Licitação nº 10021654)
    A sessão, anteriormente marcada para 4 de julho de 2025, foi remarcada para o dia 22 de julho de 2025, às 10h. Este lote compreende a execução das obras civis no trecho entre o VSE-01 e a Estação Jardim Julieta (exclusive), incluindo estações, poços de ventilação e saídas de emergência, além de projeto executivo, arquitetura, via permanente e implantação dos sistemas de energia e auxiliares.
  • Lote 02 (Licitação nº 10021655)
    Previsto inicialmente para 7 de julho de 2025, o recebimento das propostas ocorrerá em 23 de julho de 2025, às 10h. O lote contempla o trecho da Estação Jardim Julieta (inclusive) até a Estação Vila Maria (inclusive), com estações, pátio de manobras, sistemas e infraestrutura completa.
  • Lote 03 (Licitação nº 10021656)
    A sessão, antes marcada para 8 de julho de 2025, foi adiada para 24 de julho de 2025, às 10h. Este último lote cobre o trecho entre a Estação Vila Maria (exclusive) até o VSE-18, incluindo estações, sistemas e estruturas de apoio.
Metrô de São Paulo

Tuneladoras e avanço das obras

Segundo o edital, as escavações dos túneis serão feitas por três máquinas (tatuzões). Duas delas partirão da Estação Jardim Julieta: uma seguirá em direção ao Bosque Maia, escavando 5,7 km e sendo retirada no VSE-1 José Calixto Machado (Lote 1); a outra seguirá até a Estação Vila Maria, com percurso de 5,2 km (Lote 2).

A terceira tuneladora será lançada na Estação Vila Maria, com destino ao centro de São Paulo, escavando 5,5 km até o VSE-18 Bixiga (Lote 3).

Estações previstas

A Linha 19-Celeste contará com as seguintes estações:

Guarulhos: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra (integração com Linha 2-Verde), Itapegica
São Paulo: Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento (integração com Linha 1-Azul) e Anhangabaú (integração com Linha 3-Vermelha)

Investimento e operação

O custo total estimado para a implantação da Linha 19 é de R$ 19,5 bilhões, incluindo obras civis, sistemas, desapropriações e aquisição dos trens. Estão previstos 31 trens, com capacidade para transportar até 630 mil passageiros por dia.

Com a operação da nova linha, o tempo de deslocamento entre Guarulhos e o centro de São Paulo poderá ser reduzido em até uma hora, além de oferecer integração com três linhas do Metrô e potencial conexão futura com linhas da rede metropolitana de trens.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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