Locomotiva histórica vai operar em novo trem turístico entre São Paulo e Minas Gerais
Uma locomotiva histórica será parte do futuro roteiro turístico ferroviário que vai ligar os estados de São Paulo e Minas Gerais. Como revelou o Via Trolebus, em julho será lançado o Expresso da Mantiqueira, com percurso entre Cruzeiro (SP) e Rufino de Almeida, em uma nova proposta de turismo sobre trilhos.
Segundo o boletim da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a locomotiva ALCO RSD8 teve seu restauro finalizado em 2024. Trata-se de uma locomotiva diesel-elétrica fabricada nos Estados Unidos em 1958, adquirida originalmente para operar em linhas de bitola métrica da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
Nos anos 1990, já sob gestão da Fepasa, a locomotiva foi utilizada no serviço TIM – Trem Intermetropolitano, que operava entre Santos e São Vicente. No fim da década, no entanto, a unidade foi encostada e acabou sucateada, segundo documento oficial da ABPF.

A associação adquiriu a locomotiva nº 3507 em 2017 e, a partir do ano seguinte, iniciou seu processo de restauração. Atualmente, ela ostenta a pintura clássica da Fepasa – padrão fase II, utilizada entre o final dos anos 1980 e o início dos 1990.
Primeiras viagens em julho
Nos dias 5 e 6 de julho, será realizado o primeiro Encontro de Ferromodelismo em Cruzeiro, com sede na estação ferroviária da cidade. Na mesma ocasião, acontecerá o lançamento da Fase I do Expresso da Mantiqueira, com a viagem inaugural entre Cruzeiro e Rufino de Almeida.

Durante o evento, estão previstas ao menos três viagens entre os dois pontos, sendo uma delas a viagem inaugural aberta ao público.
Por enquanto, não há previsão de operação contínua. As viagens deverão ocorrer somente em datas comemorativas e durante eventos na cidade.
Expansão para Minas e integração futura
A expectativa é de que, futuramente, o trem turístico possa chegar até a divisa com Minas Gerais, ampliando o roteiro e possibilitando integração com o futuro Trem Intercidades, planejado para ligar São Paulo a São José dos Campos.
A proposta visa valorizar o patrimônio ferroviário do Vale Histórico, com potencial para beneficiar 12 municípios da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que somam cerca de 469 mil habitantes.