Extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos é detalhada em relatório do Metrô de SP
O Metrô de São Paulo, em seu relatório mais recente de empreendimentos, incluiu oficialmente a extensão da Linha 2-Verde de Penha até Guarulhos. O novo trecho terá 6,2 quilômetros de trilhos e cinco estações, levando pela primeira vez o metrô para fora da capital paulista e atendendo o segundo município mais populoso do estado.
O relatório destaca que a nova extensão beneficiará bairros como Penha e Tiquatira, na zona leste de São Paulo, além de Ponte Grande e Vila Augusta, já no território de Guarulhos. A nova conexão também atenderá usuários das Linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM, com destino à Avenida Paulista ou à zona sul da capital.

Redistribuição do fluxo de passageiros
O documento aponta que a futura extensão permitirá uma redistribuição do fluxo intenso de passageiros, atualmente concentrado nas Linhas 3-Vermelha (Metrô), 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade (CPTM). O novo traçado também deve redirecionar viagens hoje feitas por ônibus ou carros, que utilizam os corredores viários da região.
Além disso, estão previstas estruturas de integração intermodal, com destaque para conexões com linhas de ônibus. Com um traçado em formato de arco, o novo trecho da Linha 2 terá função perimetral, oferecendo alternativas de deslocamento fora dos eixos radiais do sistema, e ajudando a reduzir a sobrecarga nas Linhas 3-Vermelha e 1-Azul.
Preparação para obras
O relatório informa que já estão em andamento obras de terraplenagem para montagem do canteiro na futura estação Penha de França, a primeira das cinco novas paradas a partir da estação Penha. Como a obra será feita de uma vez, as demais estações devem ter os trabalhos de terraplanagem em breve.

Prazos
O edital de licitação de uma das obras das cinco estações, disponível no site do Metrô, apresenta os prazos previstos para diferentes etapas da obra, incluindo momentos-chave como a passagem do tatuzão. Veja os principais destaques:
- Emissão das ordens de serviço, elaboração do projeto executivo e início dos serviços ambientais devem ocorrer até 60 dias após a assinatura do contrato.
- Início efetivo das obras está previsto para 470 dias (aproximadamente 15 meses) após a assinatura, o que indica que os trabalhos podem começar por volta de meados de 2026.
- A construção do berço de arraste e demais estruturas necessárias para a chegada e movimentação do tatuzão tem prazo estimado de 1.199 dias (cerca de 39 meses), indicando que o equipamento pode passar pela estação por volta de meados de 2029, caso o contrato seja assinado em 2025.
- A preparação da via para a instalação dos trilhos está prevista para começar após 2.064 dias (aproximadamente cinco anos e meio), com início estimado para meados de 2031.
- A conclusão das obras civis deve ocorrer em até 2.094 dias (um pouco mais de cinco anos e meio), o que aponta para uma entrega entre 2031 e 2032, dependendo da data da assinatura do contrato.