Governo de SP adia novamente o lançamento do edital da Linha 16-Violeta após manifestação da Acciona
O Governo do Estado de São Paulo planeja lançar o leilão da nova Linha 16-Violeta do Metrô após o interesse formal da empresa Acciona em construir e operar o novo eixo de transporte. Quando concluída, a linha deverá ligar a estação Oscar Freire, na Linha 4-Amarela, à região de Cidade Tiradentes, na zona leste da capital.
A proposta apresentada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) difere em alguns pontos do projeto original desenvolvido pelo Metrô. A versão anterior previa a utilização de um tatuzão de grandes dimensões para escavar um túnel com espaço para quatro vias, além de alterações no traçado. Essa mudança chegou a ser criticada por entidades como o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.

Novo adiamento
Em abril, o Via Trolebus havia noticiado que o edital estava previsto para 2025, com o leilão programado para o primeiro semestre de 2026. No entanto, uma nova consulta ao site da SPI mostra que os prazos foram novamente alterados: agora, o edital deve ser lançado no primeiro trimestre de 2026, e o leilão está previsto para o segundo trimestre do mesmo ano.
A atualização ocorre após o Governo de São Paulo autorizar a prorrogação do prazo para a entrega dos estudos de viabilidade técnica, econômica e jurídica da futura linha. A decisão, publicada no Diário Oficial, atende a um pedido formal da Acciona Construcción S.A., empresa responsável pela elaboração dos estudos necessários para a estruturação da concessão.

Detalhes da futura Linha 16-Violeta
A futura Linha 16-Violeta terá um total de 25 estações distribuídas por 32 quilômetros de extensão. O investimento previsto para a implantação do novo eixo metroviário é de R$ 38,4 bilhões. A concessão terá duração de 30 anos, sendo os 8 primeiros destinados à construção e os 22 seguintes à operação comercial. A estimativa é de que a linha atenda mais de 226,8 milhões de passageiros por ano. O primeiro trecho contemplará as estações Oscar Freire e Abel Ferreira.
A nova linha será integrada a oito outras linhas de metrô e trem:
- Linha 1-Azul: conexão na estação Ana Rosa;
- Linha 2-Verde: integração nas estações Ana Rosa e Anália Franco;
- Linha 4-Amarela: ligação na estação Oscar Freire;
- Linha 10-Turquesa: conexão prevista na estação São Carlos;
- Linha 14-Ônix (futura): na estação Santa Marcelina;
- Linha 15-Prata: conexão em Cidade Tiradentes;
- Linha 19-Celeste (futura): interligação na estação Jardim Paulista.
Além disso, haverá conexão com três terminais de ônibus ao longo do trajeto.
Apelidada de “Linha dos Parques”, a nova ligação passará por regiões próximas a importantes áreas verdes da cidade, como os parques Ibirapuera, Aclimação e Independência, promovendo o acesso a espaços culturais e de lazer na capital paulista.