Leilão da Linha 16-Violeta tem novo adiamento

Governo de SP adia novamente o lançamento do edital da Linha 16-Violeta após manifestação da Acciona

O Governo do Estado de São Paulo planeja lançar o leilão da nova Linha 16-Violeta do Metrô após o interesse formal da empresa Acciona em construir e operar o novo eixo de transporte. Quando concluída, a linha deverá ligar a estação Oscar Freire, na Linha 4-Amarela, à região de Cidade Tiradentes, na zona leste da capital.

A proposta apresentada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) difere em alguns pontos do projeto original desenvolvido pelo Metrô. A versão anterior previa a utilização de um tatuzão de grandes dimensões para escavar um túnel com espaço para quatro vias, além de alterações no traçado. Essa mudança chegou a ser criticada por entidades como o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.

Fonte: Metrô de SP

Novo adiamento

Em abril, o Via Trolebus havia noticiado que o edital estava previsto para 2025, com o leilão programado para o primeiro semestre de 2026. No entanto, uma nova consulta ao site da SPI mostra que os prazos foram novamente alterados: agora, o edital deve ser lançado no primeiro trimestre de 2026, e o leilão está previsto para o segundo trimestre do mesmo ano.

A atualização ocorre após o Governo de São Paulo autorizar a prorrogação do prazo para a entrega dos estudos de viabilidade técnica, econômica e jurídica da futura linha. A decisão, publicada no Diário Oficial, atende a um pedido formal da Acciona Construcción S.A., empresa responsável pela elaboração dos estudos necessários para a estruturação da concessão.

Fonte: Metrô de SP

Detalhes da futura Linha 16-Violeta

A futura Linha 16-Violeta terá um total de 25 estações distribuídas por 32 quilômetros de extensão. O investimento previsto para a implantação do novo eixo metroviário é de R$ 38,4 bilhões. A concessão terá duração de 30 anos, sendo os 8 primeiros destinados à construção e os 22 seguintes à operação comercial. A estimativa é de que a linha atenda mais de 226,8 milhões de passageiros por ano. O primeiro trecho contemplará as estações Oscar Freire e Abel Ferreira.

A nova linha será integrada a oito outras linhas de metrô e trem:

  • Linha 1-Azul: conexão na estação Ana Rosa;
  • Linha 2-Verde: integração nas estações Ana Rosa e Anália Franco;
  • Linha 4-Amarela: ligação na estação Oscar Freire;
  • Linha 10-Turquesa: conexão prevista na estação São Carlos;
  • Linha 14-Ônix (futura): na estação Santa Marcelina;
  • Linha 15-Prata: conexão em Cidade Tiradentes;
  • Linha 19-Celeste (futura): interligação na estação Jardim Paulista.

Além disso, haverá conexão com três terminais de ônibus ao longo do trajeto.

Apelidada de “Linha dos Parques”, a nova ligação passará por regiões próximas a importantes áreas verdes da cidade, como os parques Ibirapuera, Aclimação e Independência, promovendo o acesso a espaços culturais e de lazer na capital paulista.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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