O governo federal planeja realizar o leilão de pelo menos dois serviços de trem de passageiros em 2026, conforme informou o jornal O Globo.
O primeiro trajeto a ser ofertado deve ligar Brasília (DF) a Luziânia (GO). De acordo com a publicação, os estudos para esse trecho estão em fase final de ajustes e devem ser submetidos à consulta pública ainda este ano. Outros projetos que também avançam são as ligações entre Salvador e Feira de Santana, na Bahia, e entre Maringá e Londrina, no Paraná.
Além desses, o governo mantém em carteira outras possíveis conexões ferroviárias, como entre Pelotas e Rio Grande, no Rio Grande do Sul; Fortaleza e Sobral, no Ceará; e São Luís a Itapecuru Mirim, no Maranhão. A proposta é aproveitar a infraestrutura ferroviária já existente para viabilizar os serviços de passageiros.
Os projetos
O trecho entre Salvador (BA) – Feira de Santana (BA) terá 107 km de extensão, e atualmente é faz parte da malha da Ferrovia Centro-Atlântica S.A. – FCA:
O trecho entre São Luiz (MA) – Itapecuru Mirim (MA) terá 116 km de extensão e atualmente é faz parte da malha da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL):
O trecho entre Fortaleza (CE) – Sobral (CE) terá 240 km de extensão e atualmente é faz parte da malha da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL):

O trecho entre Brasília (DF) – Luziânia (GO) terá 62 km de extensão, e atualmente é faz parte da malha da Ferrovia Centro-Atlântica S.A. – FCA:
O trecho entre Rio Grande (RS) – Pelotas (RS) terá 64 km de extensão, e atualmente é faz parte da malha da Rumo:
O trecho entre Londrina (PR) – Maringá (PR) terá 133 km de extensão, e atualmente é faz parte da malha da Rumo: