Metrô de São Paulo homologa contrato para estudo de desapropriação das extensões da Linha 17-Ouro
O Metrô de São Paulo homologou contrato para a realização de estudos relacionados às extensões da Linha 17-Ouro do monotrilho. Atualmente, a linha está em obras entre as estações Morumbi e Washington Luís, incluindo o ramal até o Aeroporto de Congonhas e o Pátio Água Espraiada. As duas extensões analisadas correspondem aos trechos nas extremidades da linha.
De acordo com documento publicado no site de licitações do Metrô, a empresa CTA Consultoria Técnica e Assessoria Ltda foi contratada para elaborar um laudo macro de avaliação das áreas destinadas às desapropriações desses trechos.
O prazo de vigência do contrato é de oito meses, contados a partir da assinatura do instrumento contratual. O valor total é de R$ 53.100,00 (cinquenta e três mil e cem reais), com data-base de 1º de março de 2025, conforme planilha de serviços e preços.
A análise corresponde aos seguintes trechos:
- Entre as estações Panamby e Américo Maurano
- Entre o Pátio Água Espraiada e a Estação Vila Paulista
O primeiro trecho envolve três das cinco estações previstas até o Terminal São Paulo-Morumbi, que permitirá a futura conexão com a Linha 4-Amarela, incluindo a futura estação Paraisópolis. O segundo trecho contempla uma estação após Washington Luís, de um total de cinco previstas até o Jabaquara, onde a Linha 17 fará conexão com a Linha 1-Azul.

Prazos
Durante uma apresentação realizada em 7 de janeiro de 2024, em visita às obras da Linha 17-Ouro, foi divulgado o cronograma das próximas fases do projeto:
- Trecho 2: Entre Morumbi e São Paulo-Morumbi, com 6,9 km e cinco estações. A previsão para o início das obras é 2028.
- Trecho 3: Entre Washington Luís e Jabaquara, com 4,2 km e cinco estações. O início das obras está previsto para 2029.