AMV surge em túnel da Linha 6-Laranja

Reprodução: redes sociais

Linha 6-Laranja avança com instalação de trilhos e catenárias

Em 2024, a concessionária Linha Uni deu início aos trabalhos de preparação da via permanente nos túneis por onde deverão circular os 22 trens da Linha 6-Laranja, no trecho entre Brasilândia e São Joaquim. Também começaram as instalações das catenárias, responsáveis por fornecer energia elétrica ao sistema metroviário.

A presença dos trilhos já foi registrada em ao menos duas estações: Santa Marina e Água Branca, consideradas entre as mais avançadas da linha, ambas com mais de 80% das obras concluídas.

Divulgação: Linha Uni

As imagens divulgadas pela concessionária datam de março de 2025, o que indica que o estágio atual das obras pode estar ainda mais adiantado que o mostrado oficialmente até então.

Na Estação Santa Marina, os trilhos já aparecem posicionados ao lado das plataformas. Mais recentemente, imagens compartilhadas por usuários nas redes sociais e em aplicativos de mensagens mostram a instalação de AMVs (aparelhos de mudança de via) em trechos de túnel da linha:

Reprodução: redes sociais

Previsão de entrega

De acordo com o governo estadual, a expectativa é entregar o trecho entre Brasilândia e Perdizes em 2026, com a conclusão até São Joaquim prevista para 2027.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus