O Metrô de São Paulo informou que as obras de ampliação do Pátio Tamanduateí, localizado na Zona Sudeste da capital, avançam para a etapa final de fundações, aterramento, compactação e contenção, preparando a infraestrutura necessária para abrigar os 22 novos trens destinados à expansão da Linha 2-Verde. A frota faz parte de um lote de 44 composições que serão produzidas pela chinesa CRRC.
Segundo a operadora, essa adequação é fundamental para atender à demanda gerada pela extensão da linha, atualmente em obras no trecho entre Vila Prudente e Penha, que contará com oito novas estações.

As intervenções no pátio, situado ao lado da Estação Tamanduateí, incluem a construção de cinco novos blocos operacionais, entre eles uma nova oficina de trens (bloco A1), com 5.200 m², e a ampliação da oficina de veículos (bloco C1), com cerca de 790 m² de área construída. No total, o projeto adicionará aproximadamente 10 mil m² de área construída e seis novas vias ferroviárias, somando quase 1 km de extensão.
Um dos grandes desafios do empreendimento, de acordo com a empresa, é o solo mole característico da região. Para garantir a segurança da estrutura, foram necessários serviços complexos de preparação do terreno, como a movimentação de quase 30 mil m³ de terra, a instalação de colchões de areia, drenos verticais e sobrecarga para adensar o solo. Após esses procedimentos, as fundações puderam ser executadas.

Também está em andamento a construção de um extenso muro de contenção, com 275 metros de comprimento e 5,7 metros de altura, que tem a função de proteger o pátio contra enchentes — um problema frequente na área — e sustentar o volume do aterro. Até agora, cerca de 90 metros desse muro já foram concretados. Concluída a etapa de fundações, terão início as obras dos novos escritórios e demais instalações. O avanço físico da obra está atualmente em torno de 20%.

Além das novas vias e escritórios, o projeto inclui a construção de uma enfermaria, ampliação de áreas de apoio como vestiários e a implantação de um depósito de resíduos. A integração entre as novas estruturas e o pátio existente foi feita sem necessidade de alterações no sistema viário interno.
O Metrô considera a ampliação do Pátio Tamanduateí fundamental para viabilizar a manutenção e operação dos novos trens, até que o futuro Pátio Paulo Freire seja concluído na segunda fase da expansão da Linha 2-Verde. A previsão é de que as obras sejam finalizadas em 2027, mesmo ano em que está prevista a entrega da primeira etapa da nova extensão da linha.