Volvo iniciará produção de ônibus elétricos articulados e biarticulados no Brasil

Divulgação

A Volvo confirmou que vai iniciar a fabricação de seus novos ônibus elétricos articulados e biarticulados no Brasil. Um dos destaques é o modelo BZRT biarticulado, que tem 28 metros de comprimento e capacidade para transportar até 250 passageiros, reforçando a eficiência no transporte coletivo de média demanda.

De acordo com André Marques, presidente da Volvo Buses para a América Latina, essa produção nacional representa um avanço na estratégia global da marca rumo à descarbonização.

“Estamos comprometidos em eliminar as emissões de CO₂ de nossos veículos até 2040. A introdução de ônibus elétricos de grande capacidade é fundamental para alcançarmos esse objetivo”, destacou. O novo modelo faz parte de um plano de investimentos de R$ 1,5 bilhão no Brasil entre 2023 e 2025.

Divulgação

Veículo 100% elétrico

Totalmente elétrico, o BZRT possui dois motores de 200 kW (totalizando 400 kW ou 540 cv) e utiliza uma transmissão automatizada baseada na consagrada tecnologia I-Shift da Volvo. O chassi comporta até oito baterias, com capacidade total de 720 kWh, e o tempo de recarga varia de 2 a 4 horas, dependendo da estação utilizada.

Tanto os motores quanto as baterias estão posicionados sob o piso, o que melhora a distribuição de peso e libera o salão interno para os passageiros.

“Unimos o que há de melhor em nossos articulados tradicionais com a mais moderna tecnologia elétrica da Volvo”, explicou Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da montadora na América Latina. Segundo ele, o modelo mantém os mesmos componentes robustos já testados nos biarticulados convencionais, como chassi, eixos, direção e suspensão, garantindo confiabilidade e durabilidade.

Divulgação

Segurança

Alinhado à meta da empresa de atingir “Zero Acidentes”, o novo ônibus é equipado com avançados sistemas de segurança ativa. O BZRT conta com câmeras que alertam para riscos não percebidos pelo motorista, sensores frontais e laterais para proteção de pedestres e ciclistas, e ainda possui leitura automática de placas de trânsito com avisos no painel de instrumentos.

O sistema Volvo Dynamic Steering (VDS) proporciona controle preciso da direção, o que aumenta a estabilidade do veículo e reduz o esforço físico do motorista. O modelo também está preparado para operar com o recurso de “Zonas de Segurança”, que usa GPS para limitar automaticamente a velocidade do ônibus em áreas sensíveis, como escolas, hospitais e terminais. “Em algumas cidades, esse sistema reduziu em até 50% os acidentes”, afirmou Selski.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus