Trem Intercidades Eixo Oeste terá serviço expresso e parador entre São Paulo e Sorocaba
O projeto do Trem Intercidades Eixo Oeste, que ligará São Paulo a Sorocaba, contará com dois tipos de serviço, conforme já abordado pelo Via Trolebus. Haverá um serviço expresso, com trens circulando sem paradas entre Água Branca e Sorocaba (e vice-versa), e um serviço parador, com paradas em quatro estações intermediárias.
Para que esses serviços funcionem com a frota prevista de 17 trens, o projeto prevê a construção de via dupla ao longo de toda a extensão, além de desvios ao longo dos 100 km de trajeto, inclusive em algumas estações, o que permitirá a ultrapassagem entre os trens.
De acordo com as minutas do edital de licitação, que estão em consulta pública:
Serviço Expresso: Deve realizar paradas somente nas estações terminais do trajeto: Sorocaba e Água Branca. Esse serviço é complementar ao Serviço Parador. Quando a demanda — conforme o Plano de Oferta de Lugares — indicar a necessidade de apenas uma viagem por hora e por sentido, o Serviço Parador será priorizado, buscando maximizar o atendimento da rede de forma mais eficiente.
Serviço parador: Deve realizar paradas em todas as estações do TIC EIXO OESTE. Este serviço deve ter uma frequência mínima de 1 trem por hora por sentido. A frequência de passagem destes serviços dentro de uma hora deve ser ajustada conforme a demanda das estações, definida no PLANO DE OFERTA DE LUGARES…que não serão atendidas pelo serviço dos trens expressos.
O esquema de vias
Outro documento do edital detalha como serão estruturadas as vias do Trem Intercidades. A saber:
Trecho entre Sorocaba e Brigadeiro Tobias: A estação Sorocaba terá quatro plataformas para acomodar os dois serviços, com aparelhos de mudança de via nas proximidades para as manobras. Já a estação Brigadeiro Tobias terá plataforma central e desvios nas laterais, o que permite a ultrapassagem do serviço expresso:

Trecho Brigadeiro Tobias – São Roque: Diferente de Brigadeiro Tobias, a estação São Roque não terá desvios:

Trecho São Roque – Amador Bueno – Carapicuíba: Já o trecho seguinte conta com seu primeiro desvio, o que pode indicar uma eventual ultrapassagem de trem pelo serviço que tiver prioridade, dependendo do horário. Depois, a via chega em Amador Bueno, com plataformas centrais, e desvios nas laterais, para ultrapassagem do serviço expresso.
Depois o trecho entre Amador Bueno e Carapicuíba, sendo o segmento novo que vai correr pela Rodovia Castello Branco, e depois a estação Carapicuíba, também com plataformas centrais e desvios:

Trecho Carapicuíba – Água Branca: Por fim o trecho até a Estação Branca, apenas com duas vias, sem desvios.
