Nesta sexta-feira, o tatuzão da Linha 2-Verde chegou à sua parada final na primeira etapa de escavação da extensão até a Penha.
A tuneladora alcançou o VSE Falchi Gianini e, segundo o Metrô, a máquina será desmontada em até 180 dias e levada para o canteiro de obras da Estação Penha, onde dará início à segunda fase, escavando os túneis até o Complexo Rapadura.
Durante o processo de desmontagem, que será realizado no próprio poço Falchi Gianini, as peças serão removidas, içadas para a superfície e transportadas por carretas até o próximo destino.

Tempo de escavação
O maquinário partiu do Complexo Rapadura em 29 de novembro de 2023 e chegou ao ponto final em 29 de maio de 2025, totalizando 557 dias de escavação, ou aproximadamente 18 meses de trabalho.
O tatuzão concluiu um trajeto de 4,5 km de extensão, com 3,7 km de túneis construídos, passando pelas estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa e o Complexo Rapadura, além de seus respectivos poços intermediários.

Ao longo do percurso final, foram escavados 332 metros, com a retirada de 35 mil m³ de terra e a instalação de 291 anéis de concreto desde a Estação Orfanato, onde a tuneladora iniciou esta última etapa em 24 de abril. Desde o começo da escavação no Complexo Rapadura, em novembro de 2023, a tuneladora conectou quatro estações e cinco poços de ventilação (VSE), retirando 394 mil m³ de terra e posicionando 2.456 anéis de concreto em 3,7 km de túneis.
A obra de expansão da Linha 2-Verde foi estruturada em duas fases principais. A primeira, entre Vila Prudente e Vila Formosa, terá quatro novas estações (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) e está prevista para ser inaugurada em 2027. A segunda etapa seguirá de Vila Formosa até a Penha, com as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha, cuja inauguração está prevista para 2028.