Veja as áreas que serão atendidas pelo VLT de Sorocaba

O Governo de São Paulo está na fase de estudos para a implantação de uma nova malha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Região Metropolitana de Sorocaba. De acordo com o site da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), o novo sistema de transporte deverá ser integrado ao Trem Intercidades, eixo Oeste, que partirá de Sorocaba com destino à cidade de São Paulo.

A futura malha de VLT contará com 25 km de extensão e 13 estações, com potencial para melhorar significativamente a capacidade do transporte público na região, aproveitando o traçado ferroviário já existente.

Áreas atendidas

Segundo imagem publicada no site da SPI, o VLT deverá partir do bairro George Oetterer, localizado na cidade de Iperó. O bairro se desenvolveu ao redor da estação ferroviária de Villeta, inaugurada pela Estrada de Ferro Sorocabana em 31 de dezembro de 1876, também em terras da Fazenda Ipanema. O nome atual da estação e do bairro foi adotado em 1908, em homenagem a George Oetterer, que foi Inspetor Geral da Sorocabana no final do século XIX. Trata-se de uma região em expansão, que deverá receber novos bairros planejados.

Foto: Renato Lobo

Em seguida, o VLT passará pelo bairro Lopes de Oliveira, já no município de Sorocaba, e seguirá até o centro da cidade. Caso aproveite o traçado ferroviário atual, conforme informado pela SPI, o trajeto poderá passar ao lado do Terminal Santo Antônio. Posteriormente, o VLT seguirá até o bairro de Brigadeiro Tobias, onde será feita a conexão com o Trem Intercidades.

Fonte: SPI

Prazos

O estudo sobre o VLT de Sorocaba deve ser concluído no primeiro trimestre de 2027, conforme indicado pela SPI. As audiências públicas estão previstas para ocorrer no segundo trimestre de 2027, enquanto o leilão deverá ser realizado no primeiro trimestre de 2028.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus