Trem Intercidades para São José dos Campos deve ter maior velocidade média entre os quatro eixos
O futuro Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo e São José dos Campos deve contar com a maior velocidade média entre os quatro projetos prioritários de trens de passageiros que partem da capital paulista. Já o serviço previsto até Santos deve registrar a menor velocidade média entre os eixos.
A informação consta no documento “Estudos de Demanda e Receitas – Acessórias: Novo modelo proprietário de demanda de viagens em quatro etapas para a rede da Macrometrópole de São Paulo – Relatório Individual – TIC Oeste (Sorocaba)”.
Os quatro eixos prioritários são:
- Eixo Norte – São Paulo–Campinas: já teve o contrato assinado, com operação prevista para 2031.
- Eixo Oeste – São Paulo–Sorocaba: encontra-se na fase de consulta pública.
- Eixo Leste – São Paulo–São José dos Campos: leilão previsto para 2027.
- Eixo Sul – São Paulo–Santos: também com leilão previsto para 2027.
De acordo com o documento, a velocidade média esperada para o TIC Eixo Leste é de 118,08 km/h, a maior entre os quatro projetos. O TIC Eixo Oeste terá velocidade média estimada em 104,5 km/h.
Já o Eixo Norte apresentará variações: entre 56 km/h no trecho Jundiaí–Campinas e 95 km/h entre a Barra Funda e Jundiaí.
Por fim, o Eixo Sul deve operar com a menor velocidade média: 68,33 km/h.
Vale lembrar que velocidade média não é o mesmo que velocidade máxima. Nos eixos Norte e Oeste, por exemplo, os trens poderão atingir até 140 km/h em determinados trechos.