O projeto do Trem Intercidades – Eixo Oeste prevê a ligação entre São Paulo e Sorocaba, com dois tipos de serviço: um expresso e outro parador. O atendimento, que pode estar pronto na metade da próxima década, contará com composições circulando a 140 km/h, com velocidade média de 104 km/h. Deve correr por uma ferrovia com via dupla.
No serviço parador, há a expectativa de uma maior oferta de trens por hora, com intervalos mínimos de 20 minutos, a depender do horário. Essa modalidade permitirá que o passageiro utilize o trem entre as seis estações previstas, sendo quatro delas intermediárias.
O passageiro pagará conforme a quilometragem percorrida e, nos valores atuais, a tarifa total será de R$ 45,00.
Preços e tempos de viagem
O novo serviço está em fase de consulta pública e, pelas minutas do edital de licitação, já é possível ter uma ideia dos tempos estimados de deslocamento na modalidade paradora.
Atualmente, o deslocamento entre Sorocaba e São Paulo pelo transporte público exige integração com diferentes modais, podendo custar, em média, R$ 20,30 e levar mais de duas horas, dependendo do trajeto. Com o novo trem, o percurso será feito com apenas um embarque e tempo significativamente reduzido.
A tarifa estimada para o trajeto completo será de R$ 45,00, com o valor calculado por quilômetro percorrido. As viagens entre estações intermediárias no serviço parador também já têm preços e tempos estimados. Entre Sorocaba e Brigadeiro Tobias, por exemplo, a viagem levará 9 minutos e custará R$ 5,72. Já entre Sorocaba e São Roque, o tempo previsto é de 13 minutos, ao custo de R$ 12,97.

Confira alguns exemplos de tempo e valor no serviço parador:
- Sorocaba – Brigadeiro Tobias: 9 minutos | R$ 5,72
- Brigadeiro Tobias – São Roque: 13 minutos | R$ 12,97
- São Roque – Amador Bueno: 10 minutos | R$ 9,85
- Amador Bueno – Carapicuíba: 10 minutos | R$ 8,35
- Carapicuíba – Água Branca (SP): 15 minutos | R$ 8,12
Em termos comparativos, a viagem pela Linha 8-Diamante entre Carapicuíba e Barra Funda, a estacão mais próxima de Água Branca, demora cerca de 30 minutos, com uma passagem de R$ 5,20.
Menos baldeações
De acordo com o material técnico da Secretaria de Parcerias em Investimentos, o Trem Intercidades poderá oferecer maior conforto, previsibilidade e integração com a malha de transporte existente, especialmente na estação Água Branca, onde haverá conexão com linhas da CPTM e do Metrô.
Entre os principais benefícios estimados estão:
- Redução no tempo de viagem;
- Mais conforto e previsibilidade;
- Integração direta com os sistemas metropolitanos;
- Competitividade em relação ao transporte rodoviário.
O projeto está atualmente em fase de consulta pública e seu leilão pode ocorrer até o fim do ano.
O Via Trolebus lançou uma playlist no YouTube sobre o Trem Intercidades Eixo Oeste: