Terminais Parque Dom Pedro e Mercado serão demolidos

Renato Lobo - Via Trolebus

Prefeitura de São Paulo recebe propostas para concessão do Parque Dom Pedro II, que inclui novo terminal, áreas verdes e requalificação urbana. Dois terminais e viadutos serão demolidos. 

Nesta terça-feira, 27, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias, com apoio da SP Parcerias, realizou a sessão pública para o recebimento das propostas comerciais de interessados na gestão e requalificação da região do antigo Parque Dom Pedro II.

Na ocasião, duas empresas apresentaram propostas: o Consórcio Novo Dom Pedro, que ofertou R$ 5,8 milhões, e a Zetta Infraestrutura e Participações S/A, cuja proposta, de aproximadamente R$ 5,6 milhões, foi considerada a melhor conforme os critérios estabelecidos no edital.

A sessão foi encerrada e, agora, a Comissão de Licitação irá analisar a documentação de habilitação e eventuais recursos, antes da homologação oficial do resultado, que será publicada no Diário Oficial da Cidade.

Detalhes da parceria

O projeto será viabilizado através de uma Parceria Público-Privada (PPP), com contrato previsto para 30 anos. O futuro parceiro será responsável por executar todas as intervenções previstas, além de cuidar da limpeza, conservação, segurança, manutenção das áreas verdes e promoção de atividades culturais e gratuitas para a população.

Fonte: Prefeitura de SP

Com investimentos estimados em R$ 717 milhões, a proposta inclui a modernização e ampliação do Terminal Parque Dom Pedro II, que será conectado à Estação Pedro II do Metrô, ao Expresso Tiradentes e, futuramente, ao BRT da Radial Leste, atualmente em obras, além do Bonde São Paulo — projeto em fase de consulta pública, que pretende implantar um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região central.

A entrada no Novo Parque Dom Pedro II continuará sendo gratuita. Como contrapartida, a empresa concessionária poderá explorar atividades comerciais e realizar eventos no espaço.

Demolição de terminais e viadutos

Com a construção do novo terminal reformulado, será necessária a demolição das estruturas dos terminais Parque Dom Pedro II e Mercado. A remoção do Terminal Parque Dom Pedro II e da Passarela Nakhle Elias Hamouche será indispensável para viabilizar o alargamento da Avenida do Exterior, que precisará ser ampliada para receber o tráfego atualmente existente na pista sul da Avenida do Estado, a qual será desativada.

Renato Lobo – Via Trolebus

Também serão demolidos os terminais Nakashima e 25 de março.

Fonte: Prefeitura de SP

Novo terminal

O terminal reformulado deverá ser implantado dentro do polígono delimitado pelo prolongamento do alinhamento da testada par da Rua Hércules Florence, pela Avenida do Exterior, pela via elevada da Linha 3-Vermelha do Metrô e pelo canal do Rio Tamanduateí. A nova localização ficará parcialmente deslocada para o sul em relação ao atual Terminal Parque Dom Pedro II, o que permitirá liberar a visão para a Colina Histórica e otimizar o uso das áreas verdes.

Além disso, o terminal reformulado deverá respeitar uma distância mínima de 10 metros em relação à borda do canal do Rio Tamanduateí, não podendo ser implantado mais próximo que esse limite.

Descrição geral do terminal

O novo terminal contará com dois níveis:

  • O pavimento inferior, situado no mesmo nível da área verde VE-05, será destinado às plataformas e à área operacional. Toda a área correspondente às plataformas e às pistas deverá ser coberta;
  • O pavimento superior, alinhado com a Ponte do Carmo e com a esquina da Avenida do Exterior com a Avenida Rangel Pestana, abrigará a praça panorâmica, um skate park e uma galeria comercial.
Fonte: Prefeitura de SP

O projeto de requalificação

A região, que um dia abrigou o primeiro parque urbano da cidade, atualmente recebe cerca de 113 mil pessoas por dia e concentra o maior terminal de ônibus de São Paulo, com um fluxo superior a 78 mil passageiros diariamente.

O projeto tem como meta principal promover a integração intermodal e melhorar a qualidade de vida de moradores e visitantes do Centro. Para isso, estão previstas obras de reorganização e simplificação do sistema viário, a fim de tornar o trânsito mais seguro e acessível para pedestres e ciclistas.

Também está prevista a revitalização das praças Ragueb Chohfi e Fernando Costa, instalação de quiosques, pistas de skate e novos equipamentos de mobiliário urbano, criando espaços para eventos, atividades culturais e prestação de serviços.

Além das melhorias urbanísticas, serão executadas obras estruturais de drenagem e implantadas cerca de 100 mil m² de novas áreas verdes, associadas a soluções de macro e microdrenagem, preparando a região para os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Fonte: Prefeitura de SP

Impacto no entorno

O projeto também prevê intervenções significativas no entorno do parque, entre elas:

  • O alargamento da Avenida do Exterior;
  • A construção de uma nova Ponte do Carmo, que substituirá os viadutos Antônio Nakashima e 25 de Março;
  • A reorganização da Rua da Figueira e da Avenida Mercúrio;
  • O alargamento e implantação de novas calçadas;
  • A criação de ciclovias, faixas azuis para motociclistas e faixas exclusivas para ônibus.

Com essas intervenções, toda a região será revitalizada promovendo a conexão entre diversos pontos de interesse do Centro, como o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão), o Museu Catavento, a Rua 25 de Março e o futuro Sesc, localizado entre as Avenidas do Estado, Mercúrio e a Praça São Vito.

Além do expressivo investimento em infraestrutura, a PPP contempla melhorias importantes na conservação e gestão ambiental da área, bem como a ativação do espaço com quiosques, serviços e eventos.

Assim, o Novo Parque Dom Pedro II não apenas criará um elo entre o Centro e a Zona Leste, mas também proporcionará, segundo a prefeitura, um espaço público emblemático e democrático, priorizando o bem-estar, a segurança, o lazer e o acesso contínuo — 24 horas por dia.

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Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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