Teresina volta a ter greve de ônibus

Nova greve paralisa sistema de ônibus em Teresina a partir desta segunda (12)

O transporte coletivo de Teresina entrou em greve novamente na manhã desta segunda-feira, 12 de maio de 2025. Segundo informações do site Meio News, a paralisação é por tempo indeterminado e ocorre após a falta de consenso entre trabalhadores, empresários do setor e o poder público.

A mobilização reivindica reajuste salarial e melhorias em benefícios como vale-alimentação e plano de saúde. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), as negociações com os empregadores estão paralisadas desde o início do ano.

“Quero começar pedindo desculpas à população de Teresina. Essa negociação teve início ainda em janeiro. Procuramos a prefeitura, buscamos diálogo com o Setut, sempre tentando resolver a situação sem chegar a esse ponto. Mas infelizmente, não recebemos nenhuma proposta por parte das empresas. Esperamos até o final do domingo por algum posicionamento, mas nada foi apresentado”, declarou o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), por sua vez, informou em nota divulgada na última sexta-feira (9) que ingressou com uma medida cautelar na Justiça do Trabalho. A entidade solicitou o funcionamento de 100% da frota nos horários de pico (das 6h às 9h e das 17h às 20h em dias úteis; das 6h às 9h e das 12h às 15h aos sábados) e de 89% nos demais horários e aos domingos, com o objetivo de garantir atendimento mínimo à população.

Contudo, a Justiça determinou que 80% da frota opere nos horários de pico em dias úteis e 40% nos demais períodos. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 50 mil, conforme decisão da desembargadora Liana Ferraz de Carvalho.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus