Metrô de São Paulo utiliza tecnologia BIM na expansão da Linha 2-Verde até Cerro Corá
O Metrô de São Paulo vem adotando a tecnologia BIM (Building Information Modeling), ou Modelagem da Informação da Construção, em seus projetos de novas estações e linhas. Um dos empreendimentos que já fazem uso dessa metodologia é a futura expansão da Linha 2-Verde até a estação Cerro Corá.
A metodologia BIM permite o uso de modelos tridimensionais inteligentes para gerenciar todas as informações de um projeto ao longo de seu ciclo de vida, desde o planejamento até a operação. Representantes do Metrô participaram do Anuário BIM, realizado nesta quarta-feira, 14 de maio de 2025. O Via Trolebus esteve presente no evento, a convite da companhia.
A expansão até Cerro Corá
Com 1,5 km de extensão, o novo trecho levará a Linha 2-Verde até a futura conexão com a Linha 20-Rosa. Além de promover a integração entre linhas, a extensão permitirá a otimização do carrossel de trens, especialmente considerando que a Linha 2, quando chegar à Penha, deverá atender cerca de 1,3 milhão de passageiros por dia.
O projeto está atualmente na fase de desenvolvimento do projeto básico e prevê a construção de um túnel adicional ao trecho já existente após a estação Vila Madalena, que conta com aproximadamente 500 metros de túnel. Um dos desafios superados com o uso do BIM foi compatibilizar os projetos antigos com os novos estudos técnicos.
Superpoço
Para a futura conexão entre as linhas 2-Verde e 20-Rosa, o Metrô estuda a construção de um superpoço com 55 metros de diâmetro. O projeto original previa dois poços distintos, mas análises técnicas mais detalhadas levaram à decisão de construir um único poço de maior diâmetro que abrigue as duas estações. Com isso, houve uma redução significativa na área necessária para a implantação das obras.
Onde será a estação:
Onde poderá ser a estação Cerro Cora:
Local onde poderá ser um poço após a estação Cerro Cora: