Série 8500 da CPTM pode voltar para a Linha 11

Renato Lobo | Via Trolebus

 

A extensão da Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), da Estação Luz até a Estação Palmeiras-Barra Funda, deve impactar diretamente as frotas que ainda operam sob gestão da estatal, mas que futuramente serão transferidas para a concessionária Trívia Trens.

Nesta semana, o Via Trolebus noticiou que a empresa alterou a data da operação assistida e que foi iniciado um novo ciclo de treinamento com os funcionários envolvidos na operação.

Reforço de frota

Uma nova informação obtida pelo Via Trolebus indica que a Linha 11-Coral deve receber um reforço com trens da série 8500. Ou seja, a Linha seguirá operando com o 8000 e com alguns 8500.  O primeiro trem dessa série foi entregue para operação em 6 de julho de 2016, prestando inicialmente serviços no próprio Expresso Leste.

Renato Lobo | Via Trolebus

Algumas composições chegaram a circular pela Linha 7-Rubi, mas, desde janeiro de 2019, todas passaram a operar exclusivamente na Linha 11-Coral. Já em 2021, com a criação do serviço 710, todas as unidades foram transferidas para esse atendimento, que será extinto ainda neste ano.

Atualmente, a Linha 11 opera com os 36 trens da série 8000, mas, com a nova extensão, será necessário ampliar a frota.

Toda a frota deverá ser repassada integralmente à Trívia Trens, incluindo as séries 8000, 8500, 9000, 2050 e, futuramente, parte da série 7000.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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