Segundo trem da Linha 17 aparece “ligado”

A Linha 17-Ouro de monotrilho já recebeu dois trens no Pátio Água Espraiada. O terceiro está em fase de testes na China, segundo a última atualização. Os chamados testes de fábrica avaliam 15 sistemas essenciais, como tração, freios, portas, iluminação e ar-condicionado. Nessa etapa, técnicos identificam e corrigem falhas para garantir o funcionamento adequado do trem antes do envio ao Brasil.

De acordo com o Metrô, a previsão é que essa terceira composição chegue ao país em junho.

Testes com o primeiro trem

Divulgação: Metrô de São Paulo

O primeiro trem (N01) tem intensificado os testes e, recentemente, passou a operar em velocidades mais altas. O trem inclusive já percorreu 4,5 quilômetros de vias, ligado na energia elétrica, além dos testes que fez com baterias.

Segundo trem foi ligado

Já o segundo (N02) foi ligado no pátio, conforme imagens obtidas pelo Via Trolebus, o que indica que pode ir para a via em breve.

Os trens da Linha 17-Ouro operam com sistema de controle automático (UTO – Unattended Train Operation), que permite circulação sem condutor, aumentando a segurança e a eficiência. Cada trem tem cinco carros, 60,8 metros de comprimento e capacidade para cerca de 600 passageiros. Eles também contam com baterias de tração, permitindo locomoção mesmo em caso de queda de energia.

Foto: Metrô de São Paulo

Com 6,7 km de extensão, a futura linha ligará o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda da CPTM, atendendo cerca de 100 mil passageiros por dia. As obras seguem avançando, com conclusão prevista para 2026.

O Via Trolebus percorreu um trecho da Linha 17 a bordo de um veículo de manutenção:

YouTube video

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus