O Governo do Estado de São Paulo abriu consulta pública para o projeto do Trem Intercidades Eixo Oeste, que vai conectar a capital à cidade de Sorocaba. O serviço será dividido em dois modelos: um trem expresso, sem paradas entre Água Branca e Sorocaba, e outro com paradas intermediárias em Carapicuíba, Itapevi e São Roque.
A previsão é de que a operação utilize 17 trens, com capacidade de atingir velocidades de até 140 km/h. A tarifa estimada para o serviço é de até R$ 45.
A nova ferrovia deve ter vias duplas, aproveitar parte do trajeto existente entre as duas cidades, e correr em parte ao lado da Rodovia Castello Branco.
Prazos e etapas
De acordo com as minutas dos editais de licitação disponíveis para consulta, as obras poderão ter início até o quarto ano após a assinatura do contrato. Considerando que o leilão está previsto para este ano e a assinatura contratual deve ocorrer em 2026, a fase de construção pode começar em 2030.

A operação comercial plena está prevista para começar no oitavo ano da concessão, o que indica que os trens podem começar a circular em 2034. No entanto, documentos do edital também mencionam um cronograma mais cauteloso, com o início das atividades operacionais apenas em 2035.
Etapas do projeto
A implementação será dividida em duas fases principais:
- Fase Pré-Operacional (duração de até 7 anos):
- Etapa de Pré-Construção: terá até 3 anos a partir da assinatura do contrato.
- Etapa de Implantação: com até 4 anos de duração, iniciada após a pré-construção e finalizada com a emissão do Termo de Conclusão da Implantação.
- Fase de Operação Comercial:
- Operação Inicial: começará após a conclusão das obras e durará 6 meses, encerrando com a aprovação dos testes operacionais.
- Operação Comercial Plena: iniciará após os testes e seguirá até o término do contrato de concessão.