O Governo de São Paulo realizou, nesta semana, as três audiências públicas referentes ao Trem Intercidades Eixo Oeste, que vai ligar São Paulo a Sorocaba. Na ocasião, parlamentares, prefeitos e membros da sociedade civil fizeram questionamentos sobre o projeto.
Grande parte das perguntas tratou da inclusão de novas estações no percurso de quase 100 km, que deve contar com dois serviços: um parador e outro expresso.
Outra questão levantada foi em relação aos prazos para as obras e o início da operação. Os três eventos contaram com a presença de Augusto Almudin, Diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), que respondeu aos questionamentos.
O novo serviço pode ser leiloado ainda neste ano, e o contrato está previsto para ser assinado em 2026. Será uma parceria público-privada com duração de 30 anos.
Segundo Almudin, caso o cronograma siga conforme o planejado pelo Estado, o início das obras deverá ocorrer no quarto ano da concessão, ou seja, em meados de 2030. Já a operação está prevista para começar no oitavo ano, por volta de 2034.

Passos antes das obras
O diretor da CPP também explicou que as minutas do edital disponíveis para consulta pública foram elaboradas com base no anteprojeto de engenharia. A concessionária será responsável pela execução dos projetos básico e executivo. Nessa fase, haverá maior clareza sobre as áreas que precisarão ser desapropriadas.
De acordo com essas minutas, o novo serviço deve aproveitar cerca de 50% do trajeto ferroviário já existente. A outra metade será composta por retificações no traçado, para permitir que o trem alcance a velocidade de 140 km/h. Um desses novos trechos prevê a implantação de uma via paralela à Rodovia Castello Branco, com cerca de 12 km de extensão.