Projeto aponta possíveis paradas do trem São Paulo–Santos

STM

Trem Intercidades Sul pode ter paradas em cidades da Baixada com alta demanda

O projeto do Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul, que prevê a ligação entre São Paulo e Santos, considera municípios com potencial de gerar demanda para o futuro serviço ferroviário.

Embora ainda em fase inicial, algumas pistas sobre possíveis paradas estão em documentos técnicos vinculados ao edital do TIC Eixo Oeste, que ligará São Paulo a Sorocaba. Um dos materiais, intitulado “Novo modelo proprietário de demanda de viagens em quatro etapas para a rede da Macrometrópole de São Paulo”, aponta municípios com potencial para receber serviços expressos, paradores ou até intermetropolitanos, dependendo do modelo adotado para o Eixo Sul.

No caso do eixo oeste, serão dois serviços sendo um parador e outro expresso. Já no modelo do norte, é um serviço expresso, e um trem que que atende cidades que não possuem serviços ferroviários: Valinhos, Vinhedo e Louveira.

Segundo o documento:

“Para o estudo dos sistemas TIC Sorocaba, Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista, foi definida uma área de influência composta por municípios com potencial de captação de passageiros… São 53 municípios que compõem a área de influência, com uma população de 24,7 milhões de habitantes.”

No trecho entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista, cinco cidades são destacadas como potenciais geradoras de demanda. Veja os dados populacionais, segundo o estudo:

  • Santos: 414.029 habitantes
  • Praia Grande: 344.834 habitantes
  • São Vicente: 334.632 habitantes
  • Guarujá: 311.116 habitantes
  • Cubatão: 128.645 habitantes

Chama a atenção o caso de Praia Grande, que possui uma população superior à de municípios já contemplados com paradas no TIC Eixo Oeste, como Itapevi e São Roque. Isso fortalece a hipótese de que a cidade, com seu extenso litoral e perfil urbano denso, poderá contar com ao menos uma estação do futuro serviço. O mesmo vale para São Vicente e Cubatão.

Guarujá, apesar da alta população, não aparece em nenhum dos traçados preliminares divulgados pelo governo estadual. A cidade, no entanto, poderá se beneficiar indiretamente do TIC, especialmente com a futura ampliação do VLT e a possível conexão via túnel submerso.

Outro município que chama atenção é Mongaguá. A cidade, com 61.951 habitantes, não é citada no documento de demanda, mas é cogitada em um dos três traçados estudados para o TIC Sul.

Traçados possíveis do TIC Eixo Sul:

  • Via Linha 10-Turquesa, passando por Paranapiacaba e depois Cubatão
  • Via Rodovia dos Imigrantes, atendendo Mongaguá, Praia Grande e São Vicente
  • Via Linha 9-Esmeralda, também com ramal até Mongaguá, Praia Grande e São Vicente
Via Trolebus

A extensão da linha poderá variar entre 80 e 130 quilômetros, com tempo estimado de viagem de 90 minutos. A expectativa é de atendimento a até nove municípios, alcançando cerca de 1,8 milhão de pessoas.

O estudo técnico que definirá o traçado e as paradas deve ser concluído no primeiro trimestre de 2027. Já o leilão do serviço está previsto para o quarto trimestre do mesmo ano.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus