O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), anunciou nesta quarta-feira (14) que, após concluir um acordo com o governo federal para quitar uma antiga dívida do município junto ao Tesouro Nacional, obteve junto ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a aprovação de financiamento para viabilizar a primeira fase do projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). A iniciativa conectará a Zona Norte ao novo Centro da cidade e inclui ainda a revitalização da Avenida Amaral Peixoto, a implantação de um centro de convenções e a construção de uma marina. As informações são do Jornal Boa Palavra.
Segundo a prefeitura, o primeiro trecho do VLT ligará o bairro Barreto ao Terminal João Goulart, no Centro, em um percurso de 5 quilômetros e contará com 9 estações ao longo do trajeto.
O estudo técnico e financeiro, apresentado juntamente com o Projeto de Lei 170/2024 — aprovado pela Câmara Municipal —, prevê que o sistema completo terá 11,4 quilômetros de extensão, conectando Charitas ao Barreto, com um total de 19 estações.
Ainda segundo o estudo, as nove paradas previstas na fase inicial são: Dr. March, Barreto, SEOP (Secretaria de Ordem Pública), Praça Nereu Guerra, Travessa Carlos Gomes, Cem Réis, São Lourenço 2, São Lourenço 1 e São João.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU) informou que, por enquanto, as demais fases do VLT seguem sem data definida para início das obras.