Prefeito de Niterói diz que tem financiamento para VLT

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), anunciou nesta quarta-feira (14) que, após concluir um acordo com o governo federal para quitar uma antiga dívida do município junto ao Tesouro Nacional, obteve junto ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a aprovação de financiamento para viabilizar a primeira fase do projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). A iniciativa conectará a Zona Norte ao novo Centro da cidade e inclui ainda a revitalização da Avenida Amaral Peixoto, a implantação de um centro de convenções e a construção de uma marina. As informações são do Jornal Boa Palavra.

Segundo a prefeitura, o primeiro trecho do VLT ligará o bairro Barreto ao Terminal João Goulart, no Centro, em um percurso de 5 quilômetros e contará com 9 estações ao longo do trajeto.

O estudo técnico e financeiro, apresentado juntamente com o Projeto de Lei 170/2024 — aprovado pela Câmara Municipal —, prevê que o sistema completo terá 11,4 quilômetros de extensão, conectando Charitas ao Barreto, com um total de 19 estações.

Ainda segundo o estudo, as nove paradas previstas na fase inicial são: Dr. March, Barreto, SEOP (Secretaria de Ordem Pública), Praça Nereu Guerra, Travessa Carlos Gomes, Cem Réis, São Lourenço 2, São Lourenço 1 e São João.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU) informou que, por enquanto, as demais fases do VLT seguem sem data definida para início das obras.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus