Governo de SP firma protocolo com MRS para estudos de concessão das Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix
A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Governo do Estado de São Paulo firmou, no último dia 15 de maio, um protocolo de intenções com a empresa MRS Logística S.A. O acordo visa o compartilhamento mútuo e gratuito de informações técnicas e projetos de engenharia, com foco nos estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira para a futura concessão patrocinada das Linhas 10–Turquesa e 14–Ônix, que compõem o chamado Lote ABC–Guarulhos.
O protocolo também prevê a análise da compatibilidade entre os investimentos já acordados no 4º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão da MRS e as futuras obrigações da concessionária estadual, caso a concessão das linhas seja efetivada.
Apesar de não envolver repasses financeiros, o protocolo representa um passo importante na articulação técnica entre o setor público e a iniciativa privada para a modernização da malha ferroviária paulista, especialmente no eixo metropolitano entre o ABC e Guarulhos.
O acordo tem vigência até o dia 30 de junho de 2025 ou até a formalização de um termo de compromisso entre as partes — o que ocorrer primeiro — e poderá ser prorrogado mediante consenso entre o Estado e a empresa.
O projeto de concessão das duas linhas deve ter seu leilão no quarto trimestre de 2025. Prevê a construção da nova Linha 14, que vai ligar Santo André e Guarulhos, alem da revitalização da Linha 10-Turquesa.