Ônibus em SP estão mais lentos e em menor quantidade

Renato Lobo

Transporte por ônibus perde eficiência e passageiros em São Paulo

O serviço por ônibus na maior cidade brasileira vem enfrentando uma deterioração significativa, com redução da velocidade comercial e diminuição da frota, a medida em que perda de passageiros.

Menor velocidade

Uma publicação do G1 aponta que, entre 2019 e 2024, a velocidade média nos corredores exclusivos — trechos com prioridade para os ônibus — caiu de 22 km/h para 20 km/h. No pico da tarde, essa média chega a apenas 15 km/h.

Ciete Silvério | SECOM

Menos ônibus e mais espera

A frota de ônibus também diminuiu nos últimos cinco anos, segundo dados da SPTrans divulgados pelo site. Em 2019, circulavam 14.103 ônibus. Já em 2024, esse número caiu para 13.281. Com isso, o tempo médio de espera aumentou de 10 para 12 minutos.

Menos passageiros

Uma análise mais ampla, que abrange toda a Região Metropolitana de São Paulo, mostra queda no uso do transporte coletivo — especialmente nos ônibus.

Segundo a Pesquisa Origem-Destino de 2023, divulgada pelo Metrô de São Paulo em 11 de fevereiro de 2025, os ônibus perderam 2,6 milhões de viagens diárias em comparação com a pesquisa anterior, de 2017. Enquanto isso, o transporte fretado cresceu nas sub-regiões Oeste, Norte, Leste, Sudoeste, Nordeste e Sudeste da metrópole.

De acordo com a publicação, a SPTrans informou que a atual gestão implantou 54 quilômetros de faixas exclusivas e prometeu, para o ano que vem, um novo sistema de monitoramento que permitirá acompanhar em tempo real as viagens de ônibus.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus