Moscou vai ganhar novos bondes

A operadora Moskva Metro firmou um contrato com a empresa russa PK TS, especializada na fabricação de veículos elétricos urbanos, para o fornecimento de 100 bondes com piso totalmente rebaixado, quatro eixos e capacidade de rodar por até 4 km sem o uso de fios, mantendo uma velocidade mínima de 20 km/h.

Os novos bondes também deverão contar com um sistema de resgate, que permita rebocar outro veículo por uma distância de pelo menos 3 km a uma velocidade de 10 km/h.

Pelo cronograma estabelecido, os primeiros 35 veículos devem ser entregues em até 145 dias, seguidos por outros 15 dentro dos 90 dias seguintes. Os 50 restantes estão previstos para 2026, divididos em dois lotes: um com 20 e outro com 30 unidades. Todos os bondes serão direcionados ao depósito de Apakov, que passou por uma recente modernização.

O valor total do contrato é de 39,9 bilhões de rublos, já incluindo os custos de manutenção ao longo da vida útil estimada de 30 anos para cada veículo.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus