O Governo de Minas Gerais protocolou, nesta sexta-feira (9/5), em Brasília, um pedido junto ao Ministério das Cidades para estender a Linha 1 do metrô de Belo Horizonte até o Viaduto Beatriz, localizado em Contagem. A proposta representa mais um avanço nas ações de mobilidade urbana voltadas à Região Metropolitana da capital.
A expansão prevê a construção de cerca de 3,5 quilômetros de trilhos e duas novas estações: Parque São João e Beatriz. Com isso, a ligação entre os municípios de Belo Horizonte, Contagem e Betim será fortalecida.
Durante a reunião no Ministério, o Estado também formalizou a solicitação de uma linha de crédito de R$ 1 bilhão para viabilizar a execução da obra.
A iniciativa complementa esforços já em andamento com a Prefeitura de Contagem, a Casa Civil da Presidência da República e o próprio Ministério das Cidades.
“Estamos somando forças e agora buscamos o apoio do Governo Federal para concretizar esse sonho de levar o metrô até o Viaduto Beatriz. Essa extensão é estratégica para ampliar a mobilidade e a integração da Região Metropolitana”, destacou Pedro Bruno, secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias.