O Metrô de São Paulo homologou o contrato para a execução dos processos de desapropriação necessários à implantação da nova Linha 19-Celeste, que será responsável por ligar a cidade de São Paulo ao município de Guarulhos.
Por meio de comunicado oficial em seu site, a companhia informou que firmou contrato com a CTA Consultoria Técnica e Assessoria Ltda. A empresa será responsável pela prestação de serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia, incluindo o cadastro individual de imóveis, avaliação imobiliária individual, busca e obtenção de documentos, análise fundiária e montagem dos processos administrativos voltados à desapropriação das áreas que serão necessárias para a execução da Linha 19-Celeste do Metrô de São Paulo.
Em março, o Metrô lançou a licitação para contratar as obras de implantação da Linha 19-Celeste, que fará a ligação entre o Bosque Maia, localizado em Guarulhos, e a estação Anhangabaú, no centro da capital paulista. A contratação prevista envolve a elaboração do projeto executivo, além da execução das obras civis que abrangem um total de 17,6 km de vias, 15 estações e a construção de um pátio de manutenção.
De acordo com o cronograma estabelecido, a meta é assinar os contratos e iniciar a elaboração do projeto executivo ainda neste ano, de forma a permitir o início das obras civis em 2026. Com a construção em andamento, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até 75 meses.
Além das 15 estações, a obra também prevê a construção de 18 poços de saída de emergência e ventilação (VSE), bem como a readequação das estações São Bento, da Linha 1-Azul, e Anhangabaú, da Linha 3-Vermelha, que passarão a ser integradas à futura Linha 19-Celeste. O contrato futuro incluirá ainda a implantação dos sistemas de Baixa Tensão e auxiliares, abrangendo painéis elétricos, escadas rolantes, elevadores, sistemas de ventilação e detecção de incêndio, iluminação, sistemas de bombas, entre outros componentes essenciais.
Linha 19-Celeste
A futura Linha 19 será uma ligação estratégica entre Guarulhos, que atualmente é o segundo município mais populoso do estado de São Paulo, e a capital. Quando estiver concluída, a linha terá 17,6 km de extensão, distribuídos por 15 estações, sendo sua operação definida posteriormente pelo Governo do Estado. A infraestrutura contará com 31 trens, que terão capacidade para transportar 630 mil passageiros diariamente.
O novo traçado permitirá que os passageiros reduzam em até uma hora o tempo de viagem, além de possibilitar integrações com outras três linhas de metrô: Linha 1-Azul, Linha 2-Verde e Linha 3-Vermelha, bem como futuras conexões com linhas de trem metropolitanas.
As estações previstas são: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra (com conexão à Linha 2-Verde), Itapegica — estas cinco localizadas em Guarulhos — e, já em São Paulo, Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento (conectada à Linha 1-Azul) e Anhangabaú (com integração à Linha 3-Vermelha).
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