Metrô de Salvador tem “espelho da operação” para reforçar a segurança

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CCR Metrô Bahia aposta em centros de treinamento para reforçar segurança operacional

Em sistemas de transportes sobre trilhos, treinamento é a alma do negócio, e poder prever situações adversas pode otimizar as operações.

A CCR Metrô Bahia, por exemplo, tem investido em centros de treinamento especializados para garantir a segurança e a eficiência das operações no sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Em um comunicado especial ao site, a empresa revelou que investiu em um dos destaques é o Centro de Treinamento de Sistema de Sinalização, espaço que reproduz, com fidelidade, os equipamentos e sistemas utilizados na operação diária das linhas 1 e 2 do metrô.

No local, as equipes simulam, por meio de computadores e softwares, diversas situações de movimentação e posicionamento de trens, exatamente como ocorre na via real.

“O treinamento com equipamentos reais, em um ambiente controlado, permite que os colaboradores entendam com profundidade o funcionamento do modal e estejam preparados para agir em situações complexas”, afirma Darlan Almeida de Freitas, especialista de manutenção da concessionária.

Espelho do sistema

O centro funciona como um verdadeiro espelho do sistema, permitindo a simulação e a resolução de falhas de maneira segura. Um dos resultados práticos desse investimento foi o desenvolvimento de uma solução para reduzir os impactos causados pelo furto de cabos na sinalização. A concessionária instalou baterias nos equipamentos de via, garantindo que, mesmo com a interrupção do fornecimento de energia, o sistema continue operante, dando tempo para a realização da manutenção corretiva após o fim da operação.

De acordo com Irving dos Santos Dantas, supervisor de manutenção, “mesmo que ocorra o corte do cabo de alimentação, o sistema permanece operante. Assim, nós ganhamos tempo para realizar a manutenção corretiva após o fim da operação”.

Irving dos Santos Dantas, supervisor de manutenção

A CCR Metrô Bahia também aprimorou o sistema com a instalação de painéis solares em três pontos estratégicos. Com essa medida, caso haja falha de alimentação por furto de cabos, os equipamentos seguem funcionando por mais tempo, evitando deslocamentos emergenciais de equipes.

Outro espaço importante na sede da empresa é a Catenária de Treinamento, uma das pioneiras no setor metroferroviário nacional. Trata-se de uma réplica da Rede Aérea de Tração, permanentemente desenergizada, que possibilita a simulação de montagens, regulagens e testes de equipamentos.

“A estrutura de treinamento faz parte do compromisso contínuo da CCR Metrô Bahia com a segurança operacional. Por meio de simulações de falhas e do gerenciamento de ocorrências em toda a extensão dos 38 km do sistema, buscamos antecipar cenários e atuar de forma planejada”, afirma Juliana Romão, gerente executiva de Manutenção.

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Desde a criação do Centro de Treinamento, já foram registradas melhorias significativas na operação, com maior agilidade na resolução de falhas e possibilidade de praticar montagens específicas, como a de aparelhos tensores.

Atualmente, 30 colaboradores participam diretamente dos treinamentos — 14 na área de Rede Aérea e 16 em Sinalização — mas o espaço está aberto para todos os cerca de 40 integrantes da equipe. O investimento total no sistema de sinalização, incluindo o centro de treinamento e as baterias, foi de aproximadamente R$ 300 milhões.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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