O Metrô de São Paulo confirmou que o consórcio formado pelas empresas CRASA e Ghella foi o vencedor da licitação para construir a futura Estação Ponte Grande, que fará parte da expansão da Linha 2-Verde, no trecho entre a Penha e Guarulhos.
Outras duas empresas que participaram da disputa chegaram a apresentar recursos, mas os pedidos foram indeferidos.
A nova estação será implantada na Avenida Guarulhos, entre as ruas Vitória e Joaquim Isidoro da Silva:
O edital da licitação, disponível no site do Metrô, detalha os prazos e etapas importantes da obra, incluindo a passagem do tatuzão. Veja os principais marcos:
- Até 60 dias após a assinatura do contrato: emissão das ordens de serviço, elaboração do projeto executivo e início dos serviços ambientais.
- 470 dias após a assinatura do contrato: início efetivo das obras civis, previsto para meados de 2026.
- 1.199 dias (cerca de 39 meses): prazo para a construção da estrutura de concreto que receberá o tatuzão. A estimativa é que o equipamento passe pela estação por volta de 2029, caso o contrato seja assinado em 2025.
- 2.064 dias (aproximadamente cinco anos e meio): previsão para o início da preparação da via permanente e instalação dos trilhos, por volta de 2031.
- 2.094 dias: prazo estimado para conclusão das obras civis, entre 2031 e 2032.

Segundo o governador Tarcísio de Freitas, o segundo tatuzão entrará em operação a partir de março de 2026. A extensão total da Linha 2-Verde nesse novo trecho terá cerca de seis quilômetros e contará com cinco novas estações:
- Penha de França
- Gabriela Mistral
- Fernão Dias
- Ponte Grande
- Dutra