O Metrô de São Paulo adiou as licitações referentes às obras civis da Linha 19-Celeste, que vai ligar São Paulo a Guarulhos. O novo eixo de transporte, com cerca de 17 km de extensão, foi dividido em três lotes de obras. A nova data para abertura das propostas está marcada para 4 de julho.
Segundo comunicado recente da estatal, a meta é assinar os contratos e iniciar os projetos executivos até o fim deste ano, permitindo o início das obras civis em 2026. Caso o cronograma seja mantido, as obras civis poderão ser concluídas em até seis anos e dois meses, o que projeta a entrega das estações para 2032.

Três tatuzões
De acordo com o edital de licitação, serão utilizadas três tuneladoras (tatuzões) para a escavação dos túneis:
- Lote 1: Uma máquina partirá da Estação Jardim Julieta em direção à Estação Bosque Maia, escavando aproximadamente 5,7 km, e será retirada no VSE 1-José Calixto Machado.
- Lote 2: Outra tuneladora iniciará também na Estação Jardim Julieta, mas seguirá no sentido Estação Vila Maria, percorrendo cerca de 5,2 km, sendo retirada na própria estação Vila Maria.
- Lote 3: Uma terceira tuneladora começará na Estação Vila Maria e seguirá em direção ao Anhangabaú, escavando cerca de 5,5 km, com retirada prevista no VSE 18-Bixiga.
A expectativa é que essas máquinas tenham o mesmo diâmetro dos tatuzões utilizados na Linha 6-Laranja, já que as Linhas 6 e 19 possuem a mesma bitola, de 1.435 mm.