Mercedes-Benz amplia presença de ônibus elétricos no Brasil e América Latina
Desenvolvido integralmente no Brasil, o chassi elétrico urbano eO500U da Mercedes-Benz já é produzido em série desde o final de 2022 na moderna linha de montagem 4.0 da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Até o momento, 436 unidades estão em operação: 111 da própria Mercedes-Benz e 325 em parceria com a Eletra. A maior parte dessa frota circula em São Paulo, que lidera a adoção de veículos elétricos no transporte coletivo.
“Atualmente, o eO500U está em operação regular em Vitória (ES) e já passou por testes nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro”, destaca Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A cada dia, ele se consolida mais como uma solução eficiente para o transporte urbano em grandes centros.”
A presença do modelo também se expande internacionalmente. Chile e Argentina já receberam unidades para testes, e o México será o próximo destino. No caso chileno, o ônibus foi aprovado quanto ao desempenho energético e à capacidade de transporte de passageiros.
Articulado elétrico em desenvolvimento
A Mercedes-Benz também avança com seu primeiro ônibus elétrico articulado, o eO500UA, apresentado na LatBus 2024. Segundo Walter Barbosa, o veículo passará por um programa de testes em 2025 e começará a rodar comercialmente a partir de 2026. Assim como o modelo padrão, o articulado está sendo desenvolvido no Brasil e será produzido em São Bernardo do Campo, com foco também em exportações para países latino-americanos.
Os protótipos com carroceria Caio serão avaliados em condições reais de tráfego urbano e nas pistas do Centro de Testes Veiculares da Mercedes-Benz, em Iracemápolis, em parceria com a Bosch.
Eletromobilidade exige cooperação ampla
Walter Barbosa reforça que, para que a eletromobilidade seja viável no Brasil sob os aspectos técnico, estrutural e comercial, é essencial o envolvimento conjunto dos governos federal, estadual e municipal, além da iniciativa privada. “Esse esforço conjunto é indispensável para viabilizar o financiamento e a implantação da infraestrutura de recarga dos ônibus elétricos”, afirma.
Segundo ele, a Mercedes-Benz do Brasil está pronta para atender à crescente demanda por ônibus elétricos, tanto no mercado nacional quanto na América Latina. “Com nossos modelos, contribuímos de forma decisiva para uma mobilidade urbana mais sustentável, alinhados às tendências que indicam uma mudança de comportamento da população, que está cada vez mais optando pelo transporte público e modos alternativos, como bicicleta e patinete.”
Barbosa destaca ainda que um único ônibus transportando 70 pessoas pode substituir até 50 carros nas ruas, reduzindo significativamente o trânsito. “E mais: dados da Prefeitura de São Paulo mostram que a troca de um ônibus a diesel por um modelo elétrico evita a emissão de 106 toneladas de CO₂ por ano. É uma solução com benefícios para os operadores, os usuários, o meio ambiente e toda a sociedade”, conclui.