O Governo Estadual está promovendo uma consulta pública nas minutas do edital de licitação para o Trem Intercidades Eixo Oeste, que vai ligar as estações Água Branca, em São Paulo, e Sorocaba.
Em um dos documentos, o sumário executivo, é descrito um mapa (imagem acima) que mostra os próximos possíveis trens intercidades, além dos quatro prioritários:
- Eixo Norte – São Paulo–Campinas (obras começam em 2026)
- Eixo Oeste – São Paulo–Sorocaba (leilão previsto para este ano)
- Eixo Leste – São Paulo–São José dos Campos (leilão previsto para 2027)
- Eixo Sul – São Paulo–Santos (leilão previsto para 2027)
No mapa, são descritas ligações regionais sem que se tenha que passar pela Região Metropolitana de São Paulo, conforme o mapa:
- Sorocaba–Campinas
- Campinas–Araraquara
- Campinas–Ribeirão Preto
Qual será o quinto eixo?
Durante entrevista concedida ao podcast da 2ª Expo ESG, o Secretário de Estado Rafael Benini, além dos quatro eixos principais, mencionou um novo projeto em fase de análise: um trem que partirá de Sorocaba, passará por Campinas e seguirá até Ribeirão Preto, formando assim um quinto eixo ferroviário de média distância.
Novas conexões no interior
O site da Secretaria de Parcerias e Investimentos também apresenta uma lista de outras possíveis rotas regionais além dos cinco eixos principais. Entre elas estão:
- Trem Intercidades Marília–Sorocaba
- Trem Intercidades Ribeirão Preto–Franca
- Trem Intercidades Santos–Cajati
- Trem Intercidades São José dos Campos–Taubaté
O prazo para a instalação dessa malha ainda é desconhecido.