Uma ocorrência na via interrompeu a circulação de duas linhas de trem na tarde desta segunda-feira, 12 de maio de 2025. Segundo a ViaMobilidade, o trecho da Linha 8-Diamante entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda está temporariamente paralisado.
Em nota ao Via Trolebus, a empresa informou que a operação “está momentaneamente interrompida em razão de ações externas nas proximidades da Estação Júlio Prestes, relacionadas à Comunidade do Moinho.”
“Equipes da concessionária acompanham a situação em tempo real, em articulação com as autoridades competentes, e trabalham para restabelecer a operação no menor prazo possível. Avisos sonoros estão sendo emitidos para orientar os passageiros a utilizarem as linhas 3-Vermelha e 4-Amarela para acesso às estações Palmeiras-Barra Funda e Luz.”, diz nota da operadora
Já a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM informou que, “por volta das 16h10 desta segunda-feira (12/05), a circulação dos trens do serviço 710 foi interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Luz, devido protesto na linha férrea nas proximidades do Moinho.”
De acordo com a CPTM, as composições da Linha 7-Rubi estão circulando entre as estações Jundiaí e Palmeiras-Barra Funda, já os trens da Linha 10-Turquesa circulam entre as estações Rio Grande da Serra e Luz.
A manifestação ocorre no mesmo dia em que a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) iniciou a demolição das casas desocupadas na favela do Moinho.