A Prefeitura de São Paulo anunciou que um novo barco passará a operar no sistema Aquático-SP a partir desta quarta-feira (14). Batizada de JetBus, a nova embarcação será a maior do transporte hidroviário municipal, com capacidade para transportar até 86 passageiros. O barco conta com ar-condicionado e banheiro, oferecendo mais conforto durante o trajeto.
A JetBus entrará no lugar da embarcação Apurá, que tinha capacidade para 45 passageiros. Com isso, ela se soma às outras quatro embarcações que já operam no sistema: Bororé e Santo Amaro (com 60 lugares cada), Talha-Mar (para até 48 passageiros) e Biguá I (com capacidade para 30 pessoas).
Desde o início da operação, o Aquático-SP mais que triplicou sua capacidade total, passando de dois barcos com 90 lugares para cinco embarcações que, juntas, oferecem 285 assentos. Com essa frota, é possível transportar mais de 2 mil pessoas por dia. A substituição do Apurá foi realizada pela empresa responsável pela operação do serviço.
Sobre o Aquático-SP
Lançado em 13 de maio de 2024, o Aquático-SP é o primeiro sistema de transporte público hidroviário da cidade, criado pela SPTrans. Em um ano de operação, mais de 500 mil pessoas utilizaram o serviço, que já contabiliza cerca de 23 mil viagens entre os terminais Parque Mar Paulista Bruno Covas e Cantinho do Céu, na região da represa Billings, Zona Sul.
O sistema atende moradores dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento. O trajeto de 5,6 km, que de ônibus pode levar até 1h20, é feito em cerca de 17 minutos por barco. O serviço funciona diariamente, das 5h às 21h.
Para facilitar o acesso aos terminais hidroviários, duas linhas de ônibus fazem a integração com o sistema: 606C/10 Circular – Cantinho do Céu e 627M/10 Mar Paulista – Terminal Santo Amaro.