Linha SP-Santos ganha ônibus elétrico

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Ônibus elétrico da TEVX Higer estreia em linha regular na serra de SP com parceria da Viação Ultra

A TEVX Higer, em colaboração com a Viação Ultra, iniciou a operação do seu primeiro ônibus elétrico em uma linha regular que percorre a exigente região de serra entre São Paulo e o litoral. Trata-se do modelo rodoviário FE10BR.

A iniciativa faz parte de um projeto inovador da Viação Ultra S/A, empresa com mais de meio século de atuação no transporte rodoviário de passageiros. A companhia decidiu dar um passo ousado rumo à eletrificação de sua frota, aplicando a experiência adquirida com ônibus elétricos urbanos, por meio das empresas do grupo Metrópole, à linha entre São Paulo e Santos — considerada desafiadora tanto pelas subidas e descidas da serra quanto pelo tráfego intenso.

“Já vínhamos adquirindo conhecimento com os ônibus elétricos urbanos e decidimos testar esse conceito em uma linha que conhecemos bem, mesmo com as dificuldades do relevo e do trânsito. O resultado inicial foi muito positivo. Os passageiros aprovaram o conforto, o silêncio e os equipamentos do veículo, como ar-condicionado, TV, entradas USB e bancos de couro. Os motoristas, por sua vez, encararam com entusiasmo a nova experiência de condução, que exige uma nova abordagem por conta do sistema de regeneração das baterias. Está sendo um processo de aprendizado para todos nós”, relata Antônio Carlos Kazmouz, gerente geral da Viação Metrópole Paulista e responsável técnico pelo projeto de inovação da Viação Ultra.

Atualmente, o ônibus elétrico está em operação na rota São Paulo – Santos – São Vicente, com retorno à rodoviária do Jabaquara, realizando o percurso completo com uma única recarga. O consumo médio registrado é de 0,74 kWh por quilômetro, um desempenho acima do esperado para um trajeto com relevo tão acidentado.

Diante dos bons resultados, a Viação Ultra já planeja ampliar os testes:

“Temos feito três viagens por dia, com média diária de 220 quilômetros e um consumo energético eficiente. A tendência é que melhore ainda mais com o domínio da condução elétrica. Nosso próximo passo é testar o ônibus em linhas mais longas, como as que ligam São Paulo ao Guarujá e Bertioga”, adianta Kazmouz.

 

Características técnicas do modelo FE10BR

Com 10 metros de comprimento, o FE10BR acomoda 41 passageiros em poltronas reclináveis, com ajustes laterais e apoio para os pés. O veículo conta com ar-condicionado ecológico de última geração, sistema Wi-Fi, entradas USB para todos os assentos e vidros com proteção UV. Como opcionais, o modelo ainda pode incluir geladeira térmica, sistema de áudio e vídeo e portas USB com carregamento rápido, oferecendo uma experiência de viagem moderna e confortável.

“Acreditamos que este é um passo fundamental para o transporte rodoviário sustentável no Brasil”, afirma Cadu Souza, CEO da TEVX Higer. “A operação do primeiro ônibus elétrico em linha em uma região de serra demonstra a viabilidade e a eficiência dessa tecnologia, e reforça o nosso compromisso em oferecer soluções de transporte cada vez mais sustentáveis e inovadoras para os nossos passageiros”.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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