A Linha 10-Turquesa é a única da CPTM que ainda não passou para a iniciativa privada, mas seu leilão está previsto para acontecer ainda em 2025. Com isso, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos — criada nos anos 1990 e responsável por modernizar o transporte ferroviário na Grande São Paulo — pode passar a ter um novo papel: o de empresa voltada ao planejamento de projetos ferroviários.
Entre os traçados em análise, destacam-se duas linhas em estudo: a Linha 24-Quartzo, com possível trajeto entre Campo Limpo e Alphaville, e a Linha 25-Topázio, que propõe uma nova ligação entre São Bernardo do Campo e Embu, passando por Diadema e bairros da zona sul da capital.
O novo corredor de transporte aparece em um vídeo publicado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que apresenta os planos da pasta para a expansão futura da malha ferroviária:
Ver essa foto no Instagram
Esse projeto já havia sido descrito anteriormente no “Plano Integrado de Transporte Urbano da Região Metropolitana de São Paulo (PITU 2040)”, ao qual o Via Trolebus teve acesso. Segundo o documento, a Linha 25-Topázio teria capacidade para transportar até 600 mil pessoas por dia, com trens operando a cada três minutos.

Estações previstas para a Linha 25-Topázio:
- Embu
- Pataxós
- Jardim São Marcos
- Jardim Vitória
- Parque Munhoz
- Campo Limpo (integração com a Linha 5-Lilás)
- Jardim São Luiz
- Guido Caloi
- Atlântica
- Jurubatuba (integração com a Linha 9-Esmeralda)
- Sabará
- Yervant
- Vila Joaniza
- Cidade Ademar
- Jardim Miriam
- APAE Diadema
- Vila Conceição
- Casa Grande
- Independência
- Álvaro Guimarães
- São Bernardo do Campo