O projeto do Trem Intercidades Eixo Oeste, que prevê a ligação ferroviária entre São Paulo e Sorocaba, deve compartilhar o leito ferroviário com a Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, no trecho entre Água Branca e Barueri.
O atendimento, que prevê dois serviços — um parador e outro expresso —, deve ser construído com duas vias, uma para cada sentido, e desvios em algumas estações, o que permitirá ultrapassagens.
Há, entretanto, um limite de espaço para a construção de mais duas vias, sobretudo no trecho dentro do centro expandido de São Paulo. A solução será a construção de um viaduto ferroviário. A informação consta nas minutas do edital, que estão disponíveis para consulta pública.
Estrutura
O viaduto deve ter cerca de 2,1 quilômetros de extensão e permitirá que os trens de médio percurso circulem sobre a Linha 8-Diamante, em um trecho logo após a estação Lapa, desde a altura do km 88 até a estação Domingos de Morais, no km 86:

Nova ponte ferroviária
Para vencer o Rio Pinheiros, será necessário construir uma nova ponte ferroviária para o TIC, com cerca de 333 metros de comprimento, ao lado da ponte que atualmente serve aos trens das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Sobre o projeto
O Trem Intercidades Eixo Oeste deve ter seu leilão realizado em 2025, com previsão de entrega para o final de 2035, segundo o edital. A frota será composta por 16 trens, e o passageiro pagará pela quilometragem rodada, com uma tarifa base, nos valores atuais, de R$ 45. A tarifa mínima será de R$ 5,72. Terá trens com intervalos a partir de 20 minutos.