Governo de SP promove audiências públicas sobre o Trem Intercidades Eixo Oeste
O Governo do Estado de São Paulo vai realizar três audiências públicas para apresentar o projeto do Trem Intercidades Eixo Oeste, que promete ligar a capital paulista à cidade de Sorocaba. O serviço será composto por dois tipos de operação: um trem expresso e outro parador, com paradas previstas em quatro estações intermediárias: Carapicuíba, Amador Bueno, São Roque e Brigadeiro Tobias.

As apresentações acontecerão entre os dias 26 e 29 de maio, sempre às 11h, em três cidades diferentes:
- 26 de maio de 2025, às 11h – Sorocaba/SP
Local: Câmara dos Vereadores
Endereço: Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 2945 – Além Ponte - 28 de maio de 2025, às 11h – São Roque/SP
Local: Câmara dos Vereadores
Endereço: Rua São Paulo, 355 – Centro - 29 de maio de 2025, às 11h – São Paulo/SP
Local: Auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER)
Endereço: Av. do Estado, 777 – 5º andar, Bom Retiro
Durante as audiências, serão apresentados os detalhes do projeto, e o público poderá manifestar opiniões, críticas e sugestões.
Sobre o projeto
Com uma concessão de 30 anos, a empresa vencedora do leilão será responsável pela construção e operação da nova linha, que contará com uma frota de 17 trens — podendo ser modelos de um ou dois andares, conforme definido pelo futuro operador.
O trajeto será composto por uma ferrovia de via dupla entre as estações Água Branca (em São Paulo) e Sorocaba. Parte da linha será implantada em trechos já existentes, enquanto o restante será construído em novas áreas, incluindo passagens em superfície, túneis e viadutos. Um dos segmentos será implantado ao longo da margem sul da Rodovia Castelo Branco.

O serviço terá tarifas de até R$ 45, dependendo da distância percorrida. As passagens contarão com assentos marcados, e todos os passageiros deverão viajar sentados. A velocidade máxima estimada do trem é de 140 km/h.
A expectativa é que o serviço esteja operando na década que vem.