O Governo do Estado de São Paulo autorizou a prorrogação do prazo para a entrega dos estudos de viabilidade técnica, econômica e jurídica da futura Linha 16–Violeta do metrô. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (7) e atende a um pedido formal da empresa Acciona Construcción S.A., responsável pela elaboração dos levantamentos necessários à estruturação da concessão da nova linha.
Inicialmente, o prazo de 120 dias estabelecido no Edital de Chamamento Público nº 01/2024, publicado em outubro de 2024, previa a conclusão dos estudos até 14 de maio de 2025. No entanto, com base em justificativas técnicas detalhadas e dificuldades operacionais apresentadas pela Acciona, o governo decidiu prorrogar esse prazo por mais 45 dias. Com isso, o novo prazo para entrega dos estudos passa a ser 27 de junho de 2025.
A Procuradoria Geral do Estado se manifestou favoravelmente à extensão do prazo por meio do parecer NPT nº 62/2025, considerando que a prorrogação atende ao interesse público e se enquadra nas disposições legais previstas no edital e no Decreto nº 67.759/2023.
A autorização foi assinada pela autoridade competente e determina ainda que a decisão seja comunicada à Acciona, à Companhia Paulista de Parcerias e à equipe técnica responsável pelo acompanhamento do processo.

A nova Linha
A futura Linha 16 terá 32 km de extensão e será composta por 25 estações ao longo de seu trajeto. O projeto prevê um investimento estimado em R\$ 38,4 bilhões, com concessão de 30 anos — sendo 8 destinados à fase de construção e os 22 seguintes à operação comercial. A expectativa é de que mais de 226,8 milhões de pessoas utilizem o ramal anualmente.
O novo eixo metroviário será interligado a oito outras linhas: Linha 1-Azul e Linha 2-Verde, na estação Ana Rosa; Linha 2-Verde também em Anália Franco; Linha 4-Amarela na Oscar Freire; Linha 10-Turquesa em São Carlos; Linha 14-Ônix na Santa Marcelina; Linha 15-Prata em Cidade Tiradentes; e à futura Linha 19-Celeste, na estação Jardim Paulista. Haverá ainda conexão com três terminais de ônibus urbanos.
Apelidada de “Linha dos Parques”, a nova linha será próxima aos parques Ibirapuera, Aclimação e Independência, incentivando o acesso a áreas de lazer e cultura na capital paulista.