O governador Tarcísio de Freitas, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira, afirmou que os trens da extensão da Linha 8-Diamante, no trecho entre as estações Itapevi e Amador Bueno, poderão ser incorporados ao serviço principal da linha, que vai até a Estação Júlio Prestes.
“A gente vai implementar mudanças na sinalização para colocar esses trens no carrossel e evitar a necessidade de baldeação”, afirmou o governador.
Em outras palavras, o mesmo trem que parte da Estação Júlio Prestes poderá seguir até Amador Bueno, sem necessidade de troca de composição. No entanto, ainda não há um prazo definido para a mudança, nem detalhes sobre como será a operação.
Uma integração semelhante já ocorreu nas Linhas 7-Rubi e 11-Coral, com a unificação dos serviços principais e das extensões operacionais. Nesses casos, porém, os trechos centrais — como entre Luz e Guaianases (Linha 11) e Luz e Francisco Morato (Linha 7) — operam com maior frequência de trens por hora, enquanto as extensões completas têm intervalos maiores, devido à demanda mais baixa.
No caso da Linha 8, sua extensão opera com trens menores, de quatro carros.