Estado e Santo André negociam localização do Pátio da Linha 20

Tarcísio volta a prometer início da Linha 20-Rosa pelo ABC Paulista

O governador Tarcísio de Freitas voltou a prometer a construção da Linha 20-Rosa do Metrô, com início previsto pelo ABC Paulista.

O novo eixo de transporte terá 33 km de extensão e conectará os municípios de Santo André e São Bernardo do Campo à zona oeste da capital paulista, passando pelas regiões da Lapa, Pinheiros, Vila Olímpia, Itaim Bibi e Moema. A expectativa é que mais de 1,3 milhão de passageiros sejam beneficiados diariamente com o novo trecho.

Fonte: Metrô de SP

De acordo com o jornal Repórter Diário, o governador afirmou que quer que as obras da futura Linha 20-Rosa comecem pelo ABC. Ele também revelou estar negociando com o prefeito Gilvan Júnior, de Santo André, uma área para a construção do pátio de manobras, por onde as intervenções teriam início.

“Tenho um desafio com o Gilvan porque eu quero que a Linha 20 comece pelo ABC. E, para começar pelo ABC, a gente tem que ter um pátio. Estamos começando a resolver isso com Santo André, mas a linha vai começar pelo ABC. O Metrô vai chegar e vai começar por aqui”, afirmou Tarcísio.

Locais estudados

Inicialmente, um terreno ao lado da estação Santo André havia sido apontado como o possível local para o pátio da Linha 20-Rosa, chamado de Pátio Rhodia. No entanto, outro empreendimento imobiliário tem sido observado no local.

Onde seria o Pátio da Linha 20, ao lado da estação Santo André – Foto: Google Mapas

Outro ponto cogitado para a instalação do pátio é uma área ao lado da futura estação ABC, localizada ao norte da estação e próxima ao Auto Shopping Global. O espaço é conhecido como Pátio Capuava.

Possível localização do novo pátio da Linha 20 – Foto: Google Mapas

Estágio da Linha 20

Atualmente, a linha está na fase de elaboração do projeto básico, com previsão de conclusão até 2026. Paralelamente, o Governo do Estado estuda conceder a futura linha à iniciativa privada em conjunto com a Linha 1-Azul. O leilão está previsto para ocorrer em 2026, segundo o site da Secretaria de Parcerias e Investimentos.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus