Estação Perdizes da Linha 6-Laranja é a mais adiantada da futura linha de metrô
A Estação Perdizes, da Linha 6-Laranja, é a mais avançada em termos de construção entre todas as paradas do eixo metroviário que ligará as estações Brasilândia e São Joaquim. Segundo dados do site oficial da LinhaUni, a obra está com 78,23% de execução.
Localizada na Rua Apiacás, a estação terá aproximadamente 30 metros de profundidade e atenderá uma área predominantemente residencial da Zona Oeste da capital.
De acordo com as atualizações do site da concessionária responsável, já é possível observar avanços importantes nas obras, como a construção do prédio técnico da estação:

No interior, as plataformas já estão estruturadas e visíveis:

Prazos de entrega
- 2º semestre de 2026: previsão de entrega do primeiro trecho, entre as estações Brasilândia e Perdizes.
- 2º semestre de 2027: entrega do trecho final, entre Perdizes e São Joaquim, completando a ligação da Zona Norte ao centro da cidade.
Chegada do primeiro trem
Durante uma coletiva de imprensa realizada em fevereiro, na ocasião da chegada do tatuzão à futura Estação Brasilândia, o governador Tarcísio de Freitas comentou sobre o cronograma de entrega dos novos trens.
“Os trens começarão a ser entregues no segundo semestre de 2025. Eles estão sendo produzidos em Taubaté e, assim que prontos, seguirão para o Pátio Morro Grande, onde iniciaremos os testes”, afirmou o governador.
A LinhaUni, concessionária responsável pela operação da linha, adquiriu 22 trens da fabricante Alstom. A produção das composições teve início em 2024.

Cada trem terá capacidade para transportar até 2.044 passageiros. A previsão é de que a nova linha movimente aproximadamente 630 mil usuários por dia. As composições contarão com tecnologia de operação automática, sem a necessidade de condutor, e poderão atingir até 90 km/h, totalizando uma frota de 132 carros.
De acordo com a operadora, os trens foram projetados com corredores amplos e portas otimizadas para facilitar a circulação dos passageiros, além de áreas específicas para pessoas com mobilidade reduzida. As janelas e portas maiores também garantirão melhor visibilidade externa, oferecendo mais conforto, segurança e tranquilidade durante o trajeto.