Estação da Linha 6-Laranja se aproxima dos 80% de conclusão

Divulgação: Linha Uni

Estação Perdizes da Linha 6-Laranja é a mais adiantada da futura linha de metrô

A Estação Perdizes, da Linha 6-Laranja, é a mais avançada em termos de construção entre todas as paradas do eixo metroviário que ligará as estações Brasilândia e São Joaquim. Segundo dados do site oficial da LinhaUni, a obra está com 78,23% de execução.

Localizada na Rua Apiacás, a estação terá aproximadamente 30 metros de profundidade e atenderá uma área predominantemente residencial da Zona Oeste da capital.

De acordo com as atualizações do site da concessionária responsável, já é possível observar avanços importantes nas obras, como a construção do prédio técnico da estação:

Divulgação: Linha Uni

No interior, as plataformas já estão estruturadas e visíveis:

Divulgação: Linha Uni

Prazos de entrega

  • 2º semestre de 2026: previsão de entrega do primeiro trecho, entre as estações Brasilândia e Perdizes.
  • 2º semestre de 2027: entrega do trecho final, entre Perdizes e São Joaquim, completando a ligação da Zona Norte ao centro da cidade.

Chegada do primeiro trem

Durante uma coletiva de imprensa realizada em fevereiro, na ocasião da chegada do tatuzão à futura Estação Brasilândia, o governador Tarcísio de Freitas comentou sobre o cronograma de entrega dos novos trens.

“Os trens começarão a ser entregues no segundo semestre de 2025. Eles estão sendo produzidos em Taubaté e, assim que prontos, seguirão para o Pátio Morro Grande, onde iniciaremos os testes”, afirmou o governador.

A LinhaUni, concessionária responsável pela operação da linha, adquiriu 22 trens da fabricante Alstom. A produção das composições teve início em 2024.

Divulgação: Linha Uni

Cada trem terá capacidade para transportar até 2.044 passageiros. A previsão é de que a nova linha movimente aproximadamente 630 mil usuários por dia. As composições contarão com tecnologia de operação automática, sem a necessidade de condutor, e poderão atingir até 90 km/h, totalizando uma frota de 132 carros.

De acordo com a operadora, os trens foram projetados com corredores amplos e portas otimizadas para facilitar a circulação dos passageiros, além de áreas específicas para pessoas com mobilidade reduzida. As janelas e portas maiores também garantirão melhor visibilidade externa, oferecendo mais conforto, segurança e tranquilidade durante o trajeto.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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