A concessão das Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da CPTM inclui a modernização da infraestrutura, com a reconstrução total de seis estações: Juventus-Mooca, Ipiranga, Utinga, Prefeito Saladino, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Neste artigo, o site aborda como ficará Rio Grande da Serra, com base nos editais divulgados pelo governo paulista.
Localização e contexto histórico
A Estação Rio Grande da Serra, que marca o ponto final da Linha 10-Turquesa, está localizada na região central do município, próxima à Estrada Guilherme Pinto Monteiro. Inaugurada em 1867, é a segunda estação ferroviária mais antiga do estado de São Paulo e foi tombada pelo Condephaat. Atualmente, a estação conta com melhorias de acessibilidade nos acessos, plataformas e sanitários.

Estrutura atual da estação
O acesso à estação é feito pela Estrada Guilherme Pinto Monteiro, situada ao leste da linha férrea. A estação possui duas vias em nível e duas plataformas laterais, sendo que apenas a plataforma 2 está em operação. Ambas as plataformas possuem cobertura, e tanto a plataforma 2 quanto o prédio de acesso estão tombados. A plataforma 1 é usada em situações específicas, com os passageiros atravessando a linha férrea por uma passagem em nível.
O Via Trolebus já destacou em reportagens anteriores as obras de reforma e requalificação em diversas estações da Linha 10:
- Estação Mooca
- Estação Parque da Mooca
- Estação Ipiranga
- Estação Utinga
- Estação Prefeito Saladino
- Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André
- Estação Mauá
- Estação Ribeirão Pires
Mobilidade no entorno
A passagem em nível, localizada no eixo da Rua Guilherme Pinto Monteiro, também serve para veículos e pedestres, sendo atualmente mais utilizada devido à interdição da passarela metálica histórica para reformas — estrutura que não é acessível. A Estrada Guilherme Pinto Monteiro conecta a área central de Rio Grande da Serra aos bairros Vila Santo Antônio, Santa Tereza e Oásis Paulista.

Características do entorno
O entorno da estação é predominantemente residencial, mas conta com uma variedade de comércios e serviços, como supermercados, lojas, escolas, agências bancárias, postos de saúde e restaurantes. Um projeto de 2014 previa a construção de uma baia de integração com linhas da EMTU, mas a obra ainda não foi executada. Paralelamente, está em desenvolvimento um projeto de nova estação que melhore a integração com o terminal municipal de ônibus. Esse projeto executivo está sendo elaborado pela empresa MRS Logística, por meio de convênio.
Nova estação planejada
Visando melhorias operacionais e a separação da linha de carga operada pela MRS, está prevista a construção de uma nova Estação Rio Grande da Serra, cerca de 180 metros ao norte da atual, em direção à estação Luz.
Local do novo acesso:
Estrutura da nova estação
O projeto da futura estação contempla dois acessos: o acesso norte partirá da Avenida Guilherme Pinto Monteiro e incluirá um caminho de 160 metros ao longo da ferrovia até a passarela e o mezanino. Já o acesso sul será pela Rua Prefeito Cido Franco, onde haverá uma escada rolante, uma escada fixa e um elevador, todos interligados à mesma passarela.
Local da nova estação:

A passarela conduzirá os usuários até o mezanino, em área livre de bloqueios, onde estarão a bilheteria, tótens de venda e validação de bilhetes, catracas, sanitários e áreas operacionais. Do mezanino será possível acessar as plataformas por escadas e elevador.
Planta da nova estação:

Infraestrutura adicional
O projeto ainda prevê um prédio destinado a áreas técnicas e operacionais, além de um bicicletário próximo ao acesso sul, com capacidade para aproximadamente 205 bicicletas.