Aeromóvel de Guarulhos deve começar a operar com passageiros em 25 de julho
O Aeromóvel que liga a estação da Linha 13-Jade da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos deve iniciar a operação com passageiros no dia 25 de julho, segundo informações apuradas pelo Via Trolebus.
O sistema, que utiliza ar comprimido para mover os veículos, está atualmente em fase de testes. Um dos três trens produzidos pela Marcopolo Rail já percorreu 1.200 quilômetros durante os ensaios.

A previsão é que, a partir de agosto, o horário de funcionamento do sistema seja ampliado gradualmente, como costuma ocorrer em operações metroferroviárias. Inicialmente, no entanto, os ônibus que hoje fazem a ligação entre a estação da CPTM e os terminais do aeroporto continuarão operando paralelamente, até que o Aeromóvel atinja sua operação plena.
Quando estiver em operação total, o sistema vai ligar a Estação da CPTM ao Terminal 3 do aeroporto, passando pelos Terminais 1 e 2, em um percurso de cerca de seis minutos.
A tecnologia brasileira da empresa Aerom é baseada em propulsão pneumática, com veículos automatizados circulando sobre uma via elevada. O conceito lembra um “barco a vela invertido” e oferece uma alternativa sustentável, segura e econômica para o transporte urbano.