Aditivo viabiliza nova sinalização de trens e Linha 9 na Água Branca

Renato Lobo

A Motiva Infraestrutura de Mobilidade S.A., anteriormente conhecida como CCR, informou que assinou aditivos contratuais para substituir o sistema de sinalização das Linhas 8 e 9, além de realizar estudos para a construção de um novo viaduto ferroviário, que permitirá a extensão da Linha 9-Esmeralda até a região de Água Branca.

Foi firmado o Termo Aditivo nº 01 ao Contrato de Concessão nº 02/2021 entre a controlada direta da Companhia, a Concessionária das Linhas 8 e 9 do Sistema de Trens Metropolitanos de São Paulo S.A. (“ViaMobilidade Linhas 8 e 9”), e o Estado de São Paulo, representado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, com anuência da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Via Trolebus

O aditivo estabelece que a concessionária deverá substituir o sistema de sinalização atual das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda pela tecnologia ETCS-N2 (European Train Control System – Nível 2). A ideia do Governo Estadual é que todas as linhas tenham esse mesmo sistema, inclusive os serviços InterCidades.

Segundo comunicado oficial, o investimento adicional será de R$ 1.095.607.950,56 (valor atualizado para fevereiro de 2024), que será reequilibrado contratualmente em favor da concessionária. Entre as melhorias apontadas pelo comunicado estão:

  • Melhoria no desempenho geral das linhas, com redução do intervalo entre trens;
  • Aumento da disponibilidade do sistema;
  • Maior pontualidade e regularidade nas viagens, elevando o conforto dos passageiros;
  • Maior segurança na operação;
  • Melhoria na qualidade do serviço prestado;
  • Interoperabilidade, permitindo que sistemas de diferentes fabricantes operem na mesma rede, promovendo mais eficiência, segurança e integração ferroviária.
Renato Lobo

O Termo Aditivo nº 01 também reconhece, a favor do Poder Concedente, dois ajustes contratuais:

  1. A quitação amigável de todas as multas aplicadas à concessionária até 26 de janeiro de 2024, que totalizam R$ 179.059.970,91 (valor de referência de setembro de 2024).
  2. A postergação e supressão de investimentos inicialmente previstos, resultando em um crédito de R$ 364.187.406,48 a favor do Poder Concedente.

Como contrapartida, o reequilíbrio econômico-financeiro em favor da concessionária ocorrerá por meio de pagamento em dinheiro pelo Estado, ao longo de sete anos, totalizando R$ 589.691.099,86 (valor base de setembro de 2024).

Além disso, ficou atribuída à ViaMobilidade a responsabilidade de realizar estudos e elaborar projetos para a implantação de um viaduto ferroviário entre as estações Ceasa (Linha 9-Esmeralda) e Imperatriz Leopoldina (Linha 8-Diamante), que interligará as duas linhas. O valor desses estudos será ressarcido à concessionária. A execução das obras do viaduto poderá futuramente ser formalmente incluída no Contrato de Concessão, mediante novo aditivo contratual.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus