Trump corta verba do trem-bala Dallas-Houston

Governo Trump bloqueia verba federal para trem-bala entre Dallas e Houston

O governo do então presidente Donald Trump decidiu suspender uma verba federal destinada ao projeto de trem de alta velocidade entre Dallas e Houston. A decisão, anunciada na segunda-feira, implica que a proposta deverá seguir adiante, caso avance, sem apoio financeiro do governo federal neste momento.

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos rejeitou um pedido de US$ 63,9 milhões para o planejamento da ferrovia, valor que seria repassado à Texas Central por meio de uma parceria entre a Administração Ferroviária Federal e a Amtrak. O secretário de Transportes, Sean Duffy, afirmou que as duas instituições concordaram que investir nesse projeto seria “um desperdício de dinheiro público” e desviaria a Amtrak de seu objetivo principal, que é melhorar seus serviços regulares.

“O trem de alta velocidade do Texas foi inicialmente proposto como um empreendimento privado”, declarou Duffy. “Se o mercado acredita que o projeto tem viabilidade, então que avance por conta própria, sem depender de ajuda do contribuinte americano.”

A empresa Kleinheinz Capital Partners, principal investidora da Texas Central, comentou a decisão. Em nota, afirmou: “Vemos esse posicionamento como positivo para o projeto. Concordamos que a iniciativa deve ser liderada pelo setor privado e temos orgulho em continuar esse trabalho.” A empresa destacou ainda que a ferrovia geraria empregos e impulsionaria a economia texana, alinhando-se à política de desenvolvimento defendida pela administração Trump.

Proposto originalmente em 2009 como uma solução para conectar as duas maiores regiões metropolitanas do Texas em apenas 90 minutos, o trem-bala vem enfrentando obstáculos significativos. A resistência parte principalmente de proprietários de terras afetados pela linha e de parlamentares estaduais contrários à proposta.

Na tentativa de barrar o projeto, legisladores texanos apresentaram projetos de lei e exigiram informações financeiras da Texas Central por meio de intimações emitidas pelo Comitê de Transportes da Câmara do Texas, que deverá ouvir os representantes da empresa em audiência marcada para quinta-feira.

Além disso, o empreendimento esbarra em dificuldades para aquisição dos terrenos necessários e enfrenta uma escalada de custos. Inicialmente estimado em US$ 12 bilhões, o projeto já ultrapassa os US$ 30 bilhões, de acordo com os últimos dados divulgados pela Texas Central. O Departamento de Transportes federal, por sua vez, estima que o valor final pode chegar a mais de US$ 40 bilhões.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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